Saúde

Entenda como a tecnologia pode ajudar nos exercícios físicos

Desde acompanhar os passos e contar calorias por meio de aplicativos de smartphone até mesmo aulas virtuais, a tecnologia está sendo utilizada pelas pessoas para realizar seus objetivos de treino e saúde

16 Mai 2022 - 17h10 | Atualizado em 16 Mai 2022 - 17h10
Entenda como a tecnologia pode ajudar nos exercícios físicos Lorena Bueri

A tecnologia é e tem sido cada vez mais parte imprescindível na vida das pessoas. Ela desempenha um papel importante em tudo (ou praticamente tudo) que se faz ou experimenta todos os dias. A partir do momento em que alguém saí de sua cama até o fim de um longo dia, ela o acompanha em todos os lugares: locais de trabalho, reuniões, restaurantes, cinema, shoppings e em todos os outros lugares.

A evolução tecnológica tem seus prós e contras. Por um lado, contribuiu para o aumento do sedentarismo em diferentes faixas etárias e níveis socioeconômicos. Por outro lado, a disseminação da tecnologia fitness, tais como aplicações de smartphones e tecnologias de roupas, oferece soluções inovadoras para aumentar e promover a atividade física.


Homem com aparato tecnológico fazendo exercícios. (Foto/Reprodução/Sinlios)


Muitos estudos forneceram evidências sobre a eficácia dos novos recursos no envolvimento da população inativa em programas de exercícios. Uma revisão sistemática relatou resultados positivos, como perda de peso e mudanças no comportamento de risco à saúde em indivíduos inativos em vários estudos que utilizaram intervenções de atividade física baseadas em tecnologia mista (tecnologia baseada na web, telefones celulares e acelerômetros).

Outro estudo mostrou aumento de 27% nos níveis de atividade física relatados pelo usuário do pedômetro. Programas de caminhada baseados em pedômetro também foram associados a diminuições significativas no índice de massa corporal, peso corporal e pressão arterial sistólica. Muitas academias e escolas estão agora oferecendo jogos interativos para promover a atividade física de crianças, adolescentes e idosos.

A colocação do rastreador no corpo é um tema de debate, com algumas áreas mais precisas do que outras, e as colocações recomendadas podem mudar com a idade. Existem algumas opções viáveis para fornecer rastreadores fitness para grandes e diversos grupos de pessoas. Por exemplo, muitas empresas começaram a fornecer os itens para seus funcionários gratuitamente ou a um preço reduzido. Em um estudo, esses rastreadores aumentaram a produtividade e diminuíram a quantidade de dias de baixa.

Se os itens forem cobertos por seguro de saúde, a instalação deles poderia ajudar médicos e pacientes a acompanhar o exercício diário, juntamente com outras métricas como dieta, frequência cardíaca ou sono. Tais programas podem ser capazes de conectar médicos a pacientes de novas maneiras.

Foto destaque: Aplicativos de smartphones auxiliam na prática de exercícios (Reprodução/CNBC)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo