Saúde

Entenda como a saúde bucal afeta o bem-estar geral do corpo

A saúde bucal – dos dentes e gengivas – tem um grande impacto na saúde geral, nos custos médicos e na qualidade de vida. Saiba como os problemas na boca afetam a mente e o corpo.

14 Jul 2022 - 14h55 | Atualizado em 14 Jul 2022 - 14h55
Entenda como a saúde bucal afeta o bem-estar geral do corpo Lorena Bueri

Como outras áreas do corpo, a boca está repleta de bactérias – principalmente inofensivas. A região é o ponto de entrada para o sistema digestivo e o sistema respiratório, e algumas dessas bactérias podem causar doenças.

Normalmente, as defesas naturais do corpo e os bons cuidados com a saúde bucal, como escovação diária e uso do fio dental, mantêm as bactérias sob controle. No entanto, sem uma higiene oral adequada, as bactérias podem atingir níveis que podem levar a infecções orais, como cáries e doenças gengivais.

Além disso, certos medicamentos – como descongestionantes, antiistamínicos, analgésicos, diuréticos e antidepressivos – podem reduzir o fluxo de saliva. A saliva lava os alimentos e neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias na boca, ajudando a protegê-lo dos micróbios que se multiplicam e levam à doença.

Estudos sugerem que bactérias orais e a inflamação associada a uma forma grave de doença gengival (periodontite) podem desempenhar um papel em algumas condições. E certas doenças, como diabetes e HIV/AIDS, podem diminuir a resistência do corpo à infecção, tornando os problemas mais graves de saúde bucal.


A escovação diária é fundamental para a saúde dos dentes. (Foto/Reprodução/Shutterstock)


A saúde oral pode contribuir para várias doenças e condições, incluindo:

ENDOCARDITE

Essa infecção do revestimento interno das câmaras ou válvulas cardíacas (endocárdio) geralmente ocorre quando bactérias ou outros germes de outra parte do corpo, como a boca, se espalham pela corrente sanguínea e se ligam a certas áreas do coração.

DOENÇA CARDIOVASCULAR

Embora a conexão não seja totalmente compreendida, algumas pesquisas sugerem que derrame, doenças cardíacas e artérias entupidas podem estar ligadas à inflamação e infecções que as bactérias orais podem causar.

COMPLICAÇÃO DA GRAVIDEZ E DO PARTO

A periodontite tem sido associada ao parto prematuro e ao baixo peso ao nascer.

PNEUMONIA

Certas bactérias na boca podem ser puxadas para os pulmões, causando pneumonia e outras doenças respiratórias.

Outros problemas que podem estar ligados à saúde bucal incluem distúrbios alimentares, artrite reumatóide, certos cânceres e um distúrbio do sistema imunológico que causa boca seca (Síndrome de Sjogren).

É fundamental que a pessoa informe ao seu dentista sobre os medicamentos que toma e sobre mudanças na saúde geral, especialmente se esteve doente recentemente ou tem uma condição crônica, como diabetes.

Para proteger a saúde bucal, a prática de uma boa higiene diariamente é primordial. O ideal é escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia por dois minutos e utilizar uma escova de cerdas macias e creme dental com flúor. Passar fio dental diariamente e usar enxaguante bucal para remover as partículas de alimentos deixadas após a escovação e uso do fio dental também é importante.

Ter uma dieta saudável e limitar os alimentos e bebidas açucaradas ajuda no cuidado dentário. Substituir a escova a cada três ou quatro meses, ou mais cedo, se as cerdas estiverem espalhadas ou desgastadas. Agendar check-ups e limpezas dentárias regulares.

Por fim, evitar o uso de tabaco é indicado, além de entrar em contato com um dentista assim que surgir um problema no local. Cuidar da saúde bucal é um investimento na saúde geral, mental e física.

Foto destaque: A importância dos cuidados com a saúde dental. Reprodução/UPK

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo