Empreender na Prática

Entenda a diferença entre uma startup e uma pequena empresa

Você sabe a diferença entre uma startup é uma pequena empresa? Apesar de muitos confundirem, os dois tipos de negócios têm diferenças importantes. Vem conferir!

3 min de leitura
30 Dez 2022 - 10h00 | Atualizado em 30 Dez 2022 - 10h00

Nos últimos anos tem se falado bastante sobre as startups e muitas pessoas ainda não sabem diferenciá-las de uma pequena empresa. As ideias e conceitos podem até ser parecidos, mas existem grandes diferenças entres os dois.

Em primeiro lugar, é essencial entender o que é uma startup. De forma bem simples, a startup é uma empresa inovadora que, em sua grande maioria, se baseia na tecnologia e busca resolver questões em aberto do mercado. Ela tem por objetivo a expansão para um negócio maior e mais lucrativo de forma mais rápida.

Essas empresas acreditam e apostam em produtos e serviços que estão em alta e tem grande probabilidade e potencial de mudar o mercado, melhorando a vida dos consumidores. Atualmente, no Brasil, o crescimento no número de startups é exponencial e diversas delas já atingiram milhões de reais em valor de mercado.

Apesar disso, esse mercado é muito volátil, com um alto risco de falha. Muitas vão à falência já nos primeiros anos de funcionamento, é isso acontece por diversos motivos, seja desorganização, a falta de capacidade para comercializar seu produto de forma correta, ou até mesmo ausência de capital.

Por isso é essencial que, desde o início, todos os planos, modelos de negócios, metas e estratégias estejam devidamente traçados e definidos. Hoje, temos a Apple e a Microsoft como alguns dos grandes exemplos de empresas que começaram com startups.

Já a pequena empresa é uma organização fundamentada, principalmente, na quantidade de receita gerada e no número de funcionários que ela possui. Ela não tem por objetivo dominar o mercado em que atua e está mais focada em criar, além de manter, um fluxo de receita estável.


As startups e as pequenas empresas são tipos de negócios diferentes (Foto: Reprodução/Freepik)


Geralmente, esses negócios são próprios, além de serem locais e terem uma operação totalmente independente por parte dos donos. Eles surgem privados e assim permanecem, buscando se sustentar e manter os lucros pelo tempo que conseguirem.

Foto destaque: As startups e as pequenas empresas são tipos de negócios diferentes. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo