Saúde

Entenda a diferença entre Psiquiatria, Psicoterapia e Psicanálise

Saiba qual é a diferença entre Psiquiatria, Psicoterapia e Psicanálise, e em qual você deve ir de acordo com a sua realidade e necessidade indicado pelo médico psiquiatra e Psicoterapeuta, Wimer Bottura.

25 Fev 2022 - 17h14 | Atualizado em 25 Fev 2022 - 17h14
Entenda a diferença entre Psiquiatria, Psicoterapia e Psicanálise  Lorena Bueri

Durante muito tempo a saúde mental foi vista com bastante preconceito por grande parte da população. Entretanto, esse pensamento tem mudado e está reduzindo progressivamente, a cada vez que a população se torna mais informada, de acordo com Wimer Bottura, Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta.

Mesmo com essa evolução, Bottura ainda alerta, que há casos em que a própria pessoa ainda evitar reconhecer a necessidade de procurar profissional, devido ao preconceito social (psicofobia), o medo de ser julgado, e, não distante, depara-se até com desinformações de onde buscar esse apoio, seja na rede pública ou na privada. 

Mas até para quem deseja cuidar da mente e buscar ajuda de profissionais pode ficar em dúvida em quem procurar. Afinal, cada tratamento tem seu profissional especializado na área. Entenda agora a diferença entre eles: 

Psiquiatria

É focada em transtornos da mente, ela se diferencia da psicologia por tratar dos problemas mentais que precisam de um tratamento psicofarmacológico (os psicotrópicos). Normalmente o tratamento é feito com medicamentos e associado à psicoterapia. Alguns dos transtornos tratados pela psiquiatria são: síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, entre outros.


Consulta ao Psiquiatra (Foto: Reprodução/Freepik)


Psicoterapia

Mais conhecido como terapia, é o tratamento que  busca trabalhar a partir do diálogo, escuta e conversa, utilizando os conceitos da psicologia para tratar questões emocionais. Ela pode ser feita por psicólogos e psiquiatras, pois ajuda a lidar com problemas como: estresse, luto, ansiedade, entre outros.


Consulta ao psicólogo (Foto: Reprodução/Freepik)


Psicanálise

Criada por Sigmund Freud, médico neurologista e psiquiatra austríaco, que entendeu que a fonte de muitos comportamentos conscientes são do inconsciente, como memórias, impulsos e desejos. A psicanálise envolve técnicas e teorias que trabalham profundamente o inconsciente, responsável pelas atitudes que temos em nosso “modo automático”. Ela é feita por psicanalista, sendo importante destacar, que a psicanálise é uma formação, não apenas restrita aos profissionais de psicologia.


Consulta ao psicanalista (Foto: Reprodução/Freepik)


Após entender em qual profissional você deve ir, de acordo com a sua necessidade, a segunda etapa é buscar um profissional qualificado. Com a disseminação de informações e a chegada da pandemia devido ao COVID-19, a procura por qualidade da saúde mental aumentou, segundo um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Com isso, deu brecha para o surgimento de diversas terapias sem estudo científico ou formação profissional.

Quando for determinar seu psicoterapeuta, psicólogo ou médico busque saber se aquele profissional responde legalmente a um conselho de classe em caso de infração ética, por exemplo.

 

Foto Destaque: Sessão de terapia. Reprodução/Freepik

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo