Money

Empresária Luiza Trajano sofre queda e deixa lista de bilionários da forbes

A presidente do conselho de administração de uma das maiores redes varejistas da atualidade, Luiza Trajano, está fora da lista de bilionários da forbes após ter uma queda considerável em sua fortuna

16 Jun 2022 - 12h10 | Atualizado em 16 Jun 2022 - 12h10
Empresária Luiza Trajano sofre queda e deixa lista de bilionários da forbes Lorena Bueri

A empresária Luiza Trajano, presidente  do conselho de administração o Magazine Luiza não  está mais na lista de bilionários da Forbes após ter uma grande queda em sua fortuna, a presidente do conselho de administração ocupava a 26º colocação no ranking brasileiro na lista e estava na posição 2.076 no ranking mundial. Essa queda do ranking se deve a tendência negativa das ações da varejista que ja recuaram aproximadamente 90% nos últimos 11 meses, os papéis que que valiam em torno de R$ 24,00 hoje em dia são negociados a R$ 2,55. O aumento exagerado da inflação nos últimos tempos influenciou diretamente no poder de compra dos consumidores diminuindo as vendas da varejista. Considerando-se apenas a desvalorização das ações entre janeiro e maio de 2022, o tombo foi de mais de 60%.

A empresa teve uma queda nas vendas das lojas no varejo físico de 2,8% no primeiro trimestre, enquanto as vendas do marketplace e de suas operações de comércio eletrônico tiveram alta de 16%. O resultado veio depois que a rival Via, dona das Casas Bahia e Ponto, divulgou crescimento de vendas mesmas lojas de 0,3% para o primeiro trimestre. 

Trajano possui 17% do Magazine Luiza e ocupa o cargo de presidente do conselho desde 2015, antes disso ocupava o posto de CEO que deixou para o seu filho Frederico Trajano, a empresária fez o Magazine Luiza virar referência em inovação e diversidade assumindo a liderança da organização em 1991 e criando as primeiras lojas virtuais, com vendas pela televisão. 


Site da varejista Magazine Luiza. (Divulgação/Meio&Mensagem)


Em 2000, foi lançado o site de comércio eletrônico da companhia, que começou um processo de aquisição de outras redes como as Lojas Líder, Lojas Base, Kilar e Madol. Em 2008, a empresa inaugurou 46 lojas no mesmo dia em São Paulo. Dois anos depois, chegou ao Nordeste. Atualmente, o grupo presidido por Luiza, conta com mais de 68 mil participantes, com 22 comitês e 110 núcleos de trabalho (inclusive fora do Brasil).

 

Foto destaque: Empresária Luiza Trajano (Divulgação/jornaldacidadeonline.com.br)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo