A empresa Transnacional do Brasil, Embraer, tem sido referência na criação de carros voadores. No evento South by Southwest, mas conhecido como SXSW, que acontece em Austin, no Texas, a empresa por meio da Eve Air Mobility - empresa do grupo Embraer especializada no desenvolvimento dos carros voadores - irá apresentar em primeira mão o eVTOL. A empresa já havia participado da edição de 2018, com o protótipo do carro.
O carro voador já alcançou cerca de 2.770 encomendas, totalizando um total de US$ 8 bilhões de seus 26 clientes ao redor do mundo. O CEO da Eve Andre Stein, em entrevista para Forbes comentou sobre a importância do evento para trazer visibilidade e se conectar com os consumidores finais do produto. Stein acrescentou que o evento irá permitir conversar sobre Mobilidade Aérea Urbana, buscando educar e atrair novos consumidores. No evento, os participantes terão contato com a cabine do eVTOL, podendo experimentar, dar retorno sobre design e as experiências que tiveram com o modelo, além de ajudar a nomear o carro voador.
Andre Stein, co-CEO da Eve Air Mobility. Foto: reprodução/Forbes.
O CEO disse à Forbes, que ainda estão em fase de desenvolvimento da mobilidade urbana. O estudo sobre a mobilidade está relacionado a diagnosticar eventuais problemas do tráfego área em relação à infraestrutura e suporte, buscando solucionar os eventuais problemas possibilitando “conforto, sustentabilidade e segurança”. De acordo com Stein, a previsão de entrega do modelo é 2026.
A empresa firmou parcerias com empresas consideradas estratégicas para o ramo. “Algumas das nossas parcerias estratégicas incluem empresas como Acciona, que atua no ramo de infraestrutura e de energia limpa, Skyports, que oferece infraestrutura para a aviação urbana, cias aéreas, como a United, e operadores de helicópteros” afirmou, Stein.
O CEO da Eve também falou sobre os desafios do processo de certificação da aeronave, dando ênfase no cuidado que estão tendo sobre a infraestrutura por se tratar de uma aeronave elétrica. “Nos primeiros anos de operação, conseguiremos ainda mais estudos para viabilizar uma escala maior com operação de frotas, e o mercado vai se desenvolvendo gradualmente e de forma sustentável”, explicou.
Stein enfatizou também que o uso do carro voador se dará de forma compartilhada, não sendo disponibilizado para compra individual. “A Eve oferecerá a aeronave e o sistema para serem operados por empresas parceiras ou clientes que irão negociar o assento para o público final”, esclareceu. O estudo feito pela empresa, em 2021, atribuiu ao serviço o preço de R$ 99,00, por assento, considerando a trajetória de Barra da Tijuca ao aeroporto de Galeão.
Foto Destaque: Protótipo do eVTOL da EVE que será apresentado no SXSW. Reprodução/Forbes.