Empreendedorismo

Empreender está entre os grandes sonhos da população negra, aponta estudo

Esse dado foi recentemente revelado em um relatório de tendências desenvolvido pela Preta Hub, também chamada de Feira Preta, em conjunto com a Shopper Experience.

05 Dez 2022 - 15h00 | Atualizado em 05 Dez 2022 - 15h00
Empreender está entre os grandes sonhos da população negra, aponta estudo Lorena Bueri

Montar ou ampliar seu próprio negócio é o maior sonho de 22% da população negra do Brasil, segundo o relatório Tendências Pretas, desenvolvido pela Preta Hub/Feira Preta em conjunto com a Shopper Experience e divulgado nesta quinta-feira (1/12). Em seguida, destacam-se os sonhos de comprar ou quitar um imóvel próprio (17%) e melhorar a comunidade na qual está inserido, o país ou o mundo (16%). Neste último, os mais jovens, entre 18 e 25 anos, se descolam da média, com 23% citando esse desejo.

A disponibilidade de dinheiro se mantém como principal desafio para a realização dos sonhos de 40% das pessoas negras. Na pesquisa realizada no ano passado, essa parcela era de 61%. A dificuldade de se dedicar aos objetivos se tornou mais significativa e hoje aparece em 28% das menções, especialmente entre os jovens negros, com idade entre 18 e 25 anos. Em tal faixa etária, essa resposta chegou a 41%.

Enquanto consumidora, 86% da população negra tem preferencia por empresar as quais valorizem causas e valores que lhes são importantes. No ano passado, o índice era de 73%. Entre as mulheres negras, essa proporção sobe para 90%. Ao analisar a faixa etária, conclui-se que a importância é maior entre a população de 26 a 40 anos (89%), comparada aos jovens de 18 a 25 anos (80%).


Empreendedorismo negro (Foto: Reprodução/Pinterest)


A presença de pessoas negras em propagandas é considerada por 93% dos entrevistados como uma ação essencial para o combate ao racismo no país. Este foi o terceiro item mais citado nesta edição, na qual os usuários priorizaram o fortalecimento das leis específicas para essa população e a proteção dos patrimônios culturais e de culto.

Esse estudo foi realizado online entre os dias 12 e 18 de novembro, com 463 pessoas, sendo 311 negras. Foi utilizado também uma metodologia qualitativa, com duas discussões em grupo.

Foto destaque: Empreendedorismo negro (Reprodução/Pinterest). 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo