Empreendedorismo

Empreendedorismo: chave para o sucesso no mundo dos negócios

Provavelmente você conhece alguém com o espirito empreendedor e criativo, mas saiba que é possível desenvolver essa habilidade para se preparar para atuar no mundo dos negócios.

24 Nov 2022 - 13h00 | Atualizado em 24 Nov 2022 - 13h00
Empreendedorismo: chave para o sucesso no mundo dos negócios Lorena Bueri

O mindeset empreendedor, bem como outras características, pode ser desenvolvido com o tempo através do estudo sobre o assunto.

O empreendedorismo é um poderoso agente de transformação e de desenvolvimento social. Ele também contribui para a autorrealização profissional.

Vamos aprofundar um pouco mais nesse assunto para entender como incorporar essas características positivas e transformadoras em seu dia a dia?

O que é empreendedorismo

Independência, autonomia, ousadia e coragem para assumir riscos. Esses são somente alguns dos termos relacionados a esse conceito. Para muitas pessoas, empreendedorismo pode significar apenas a abertura de um novo negócio, mas, na realidade, o termo vai muito além disso.

O espírito empreendedor pode ser desenvolvido até mesmo por aqueles que trabalham para outras empresas. Então, é preciso entender esse conceito de forma ampla.

Empreendedorismo é a capacidade de identificar problemas e, também, oportunidades, desenvolvendo soluções e investindo recursos na criação de algo que resolva a situação ou o problema. O termo está diretamente associado não só à inovação, mas também com a possibilidade de gerar novas combinações dentro do que já existe, para criar algo único.


Empreendedorismo na prática (Foto: Reprodução/Pinterest)


Diversas pesquisas apontam para algumas características em comum quando se fala de empreendedorismo. Entre ela, destacam-se: criatividade, inovação, capacidade de transformação, senso de independência, autonomia, disponibilidade para assumir riscos, resiliência, perseverança, otimismo e paixão.

Para o professor e autor Jeffry Timmons, “o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX”. Na economia, seu impacto é responsável pela criação de produtos e serviços, além de gerar empregos e renda. No aspecto social, ele é fundamental para a redução das desigualdades.

A palavra “entrepeneur”, em inglês, relaciona-se com assumir desafios. Mas diferente de uma incerteza cega, a pratica empreendedora esta ligada muito mais a um risco calculável. Então, estudar o segmento de atuação e se preparar para atuar no mundo dos negócios, com planejamento e resiliência são fundamentais para conseguir sucesso no mercado.  

Foto destaque: Empreendedorismo (Reprodução/Pinterest).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo