Empreendedorismo

Empreendedorismo: Liderança e desenvolvimento de alta performance

Liderar uma equipe é sempre um desafio para a maioria dos gestores. Uma das principais formas de manter uma gestão solida é se capacitar constantemente de acordo com a necessidade do mercado e manter proximidade da sua equipe.

26 Out 2022 - 14h00 | Atualizado em 26 Out 2022 - 14h00
Empreendedorismo: Liderança e desenvolvimento de alta performance Lorena Bueri

As pessoas costumam associar a palavra liderança somente ao mundo corporativo e como sinônimo de mandar em uma equipe, porém, esta ideia está inadequada, já que, para o crescimento de uma empresa, é necessário obter um time que tenha autonomia. Liderar está, acima de tudo, ligado às habilidades em motivar, inspirar e influenciar pessoas.

O termo "liderança", também tem relação com autoconhecimento. Para orientar seus colaboradores, é preciso conhecer a si mesmo. É necessário ter um autoconhecimento e aprimorar suas habilidades por meio de técnicas e ferramentas adequadas para se capacitar constantemente devido à necessidade no mercado atual.

Não é possível haver crescimento sem liderança. Para obter resultados por meio da gestão do trabalho dos outros, é necessário um bom mentor, o que  envolve capacitar e formar líderes eficientes. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup mostrou que: 70% das variações de engajamento das equipes estão relacionadas aos gerentes imediatos. Outro dado importante é que 20% das pessoas que trabalham em empresas no mundo todo, estão verdadeiramente engajadas em suas funções, um indicador que gera um prejuízo global de US$8,1 trilhões.

Em 2020, um estudo realizado pela GreatPlaceToWork Brasil mostrou que as 150 melhores empresas para trabalhar no país tiveram faturamento superior a 9,3% em relação às demais empresas.


Liderança e desenvolvimento de alta performance (Foto:Destaque/Pinterest)


Afinal, como liderar uma equipe de alta performance?

Algumas competências devem ser exploradas, como autoconhecimento que já foi dito, ter disciplina e saber gerir o seu tempo, organizar suas prioridades, ter um domínio técnico é indispensável, trabalhar em equipe, passar os feedbacks, definir metas, investir em treinamentos e produzir resultados.

Liderança não é o que você faz, mas sim, como você faz. Executar etapas técnicas do processo de liderar sem a existência de proximidade entre sua equipe, é inviável. Conhecer bem as pessoas e o negócio é primordial para aprimorar e direcionar as pessoas envolvidas da melhor forma em direção ao sucesso de uma estratégia, e saber diferenciar e recompensar aquele que executa as tarefas e ajudou a garantir o sucesso ajuda a manter as pessoas focadas e motivadas.

Manter um modelo de gestão sólido possibilita o bom funcionamento da sua empresa, ainda que você não esteja presente.

Foto Destaque: Liderança e desenvolvimento de alta performance:Destaque/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo