Esportes

Em podcast sobre homofobia no futebol, Richarlyson declara bissexualidade

No primeiro episódio do podcast “Nos Armários dos Vestiários”, produção sobre homofobia no futebol, o ex-jogador multicampeão Richarlyson se tornou o primeiro a passar pela Série A e Seleção a declarar bissexualidade.

24 Jun 2022 - 17h50 | Atualizado em 24 Jun 2022 - 17h50
Em podcast sobre homofobia no futebol, Richarlyson declara bissexualidade Lorena Bueri

O estúdio montado para desenvolver a produção jornalística é intimista, uma mesinha redonda cercada por quatro cadeiras e acomodando quatro microfones em seu centro. Um espaço não muito grande, sem câmeras. Foi neste local onde o ex-volante e hoje comentarista Richarlyson colaborou com a gravação do primeiro episódio do podcast narrativo e investigativo “Nos Armários dos Vestiários”, onde a homofobia e o machismo do futebol brasileiro são debatidos jornalisticamente. 

De acordo com os organizadores do podcast, a entrevista se assemelhou muito mais a uma conversa franca e sem cortes sobre o assunto, chegando até a passar do tempo previsto. Durante duas horas e meia, Richarlyson revela a forma como o preconceito o seguiu no decorrer da carreira. Agora, somente aos 39 anos de idade, o ex-volante se sentiu confortável para falar pela primeira vez sobre sua bissexualidade. 


Richarlyson se tornou o primeiro membro da elite do futebol brasileiro publicamente não-hétero. (Foto: Reprodução / GE / Marcos Ribolli)


A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Só que aí eu falo hoje aqui e daqui a pouco estará estampada a notícia: ‘Richarlyson é bissexual’. E o meme já vem pronto. Dirão: ‘Nossa, mas jura? Eu nem imaginava’. Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Já namorei homem, já namorei mulher, mas e aí? Vai fazer o quê? Nada. Vai pintar uma manchete que o Richarlyson falou em um podcast que é bissexual. Legal. E aí vai chover de reportagens, e o mais importante, que é pauta, não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso”, ponderou o ex-jogador. 

A declaração veio de forma espontânea por parte de Richarlyson, que não foi diretamente questionado sobre o assunto, como havia sido várias vezes em seus quase 20 anos de carreira. Segundo o ex-volante, ele resolveu falar por tanto ouvir o quanto seu posicionamento seria importante. Agora, ele espera que, de alguma forma, isso melhore alguma coisa. Ele diz, com desesperança, que não poderá mover montanhas para que os crimes e a homofobia no futebol acabem.

Em 2022, Richarlyson ainda é o primeiro jogador com passagem pela Série A do Brasileirão e Seleção a falar sobre o assunto, o primeiro passo e também o mais importante na luta contra a homofobia. Em todo o mundo são pouquíssimas as figuras que decidiram se posicionar sobre a questão.

 

Foto Destaque: Richarlyson em campo pela Seleção em 2008. Foto: Reprodução / UOL Esporte. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo