Notícias

Em meio a críticas, governo envia Celso Amorim à Ucrânia

Com uma série de críticas recentes ao seu tratamento neutro com relação a guerra na Ucrânia, o governo a pedido de Lula decidiu mandar Celso Amorim ao país.

22 Abr 2023 - 18h00 | Atualizado em 22 Abr 2023 - 18h00
Em meio a críticas, governo envia Celso Amorim à Ucrânia Lorena Bueri

Foi anunciado pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, que a pedido do presidente Luiz Inacio Lula da Silva, o Brasil vai enviar Celso Amorim, ex-chanceler e atual assessor especial da Presidência, a Ucrânia país que vem sendo devastado pela guerra contra a Rússia.

Macêdo conversou com jornalista no hotel onde a comitiva presidencial está ficando hospedada durante a visita oficial do presidente a Lisboa, onde logo na sequencia já segue viagem para Espanha, "O presidente Lula determinou e me orientou que dissesse que o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim, que esteve na Rússia, vai visitar a Ucrânia", falou Macêdo aos jornalistas presentes.

Ainda de acordo com ele ainda não a uma data oficial para a visita, e citou o motivo como "questões de segurança".

Isso vem em meio a uma série de críticas internacionais que o governo de Lula sem sentido, principalmente depois de sua aproximação com a China, e a recusa em ajudar formalmente a Ucrânia em uma tentativa de manter uma neutralidade democrática, além repetidas vezes ter falas polêmicas, como também colocar a Ucrânia como parte da culpada pelo conflito, assim como recusar a fornecer equipamentos militares em solidariedade a Ucrânia.


Ucrânia vem sendo devastada pela guerra que já dura mais de um ano (Foto: Reprodução/Instagram)


Outro ponto importante nessa discursão vem nas recentes tentativas de Lula de querer criar um grupo de países neutros, para a negociação de um acordo de paz, coisa vista com ceticismo pela comunidade internacional, e também como uma forma de tentar manter o governo em uma posição neutra, a mesma que em alguns pontos vem privilegiando o país a anos.

Lula atualmente faz visita a Portugal, visita essa que vem sendo marcada de polêmicas, e protestos contra o presidente, devido a suas recentes falas controversas, sendo esperado que logos depois de sair de Portugal, Lula vá direto para Espanha.

Foto destaque: Assessor especial da Presidência de visitar em breve a Ucrânia Reprodução/Instagram:juremasallesfisio

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo