Notícias

Em média 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas no Brasil por ano

Mesmo estando de volta ao mapa da fome, com números maiores que a média global, Brasil desperdiça 27 milhões de toneladas de alimentos por ano, mas ações voluntárias buscam evitar este desperdício e ajudar quem sente fome.

14 Set 2022 - 12h00 | Atualizado em 14 Set 2022 - 12h00
Em média 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas no Brasil por ano Lorena Bueri

Iniciativas no Recife uniram solidariedade e a tecnologia para mudar desperdício de alimentos que acontece no Brasil, onde cerca de 27 milhões de toneladas são desperdiçadas anualmente.

O Ceasa do Recife deu início a um projeto em busca de evitar este desperdício, utilizando alimentos que recebem de doação com pequenos defeitos e ainda bons para o consumo, para produzir sopas e distribuir em comunidades carentes.

“Atualmente, atendemos 50 comunidades. Ou seja, são 5 mil pessoas, e nós produzimos mil quilos de sopa diariamente com a ajuda dos comerciantes e a sobra desse material” ressaltou o presidente do Ceasa/PE., Bruno Rodrigues em entrevista a Tv Globo.

Este projeto ajuda não apenas no combate ao desperdício, como acaba com a fome de centenas de moradores do Recife. De acordo com a ONU, o Brasil desperdiça anualmente o equivalente há 27 milhões de toneladas de alimentos, sendo 80% desse desperdício ocasionado no processo de produção, transporte, manuseio e centrais de abastecimento.


                             

      Alimentos com pequenos defeitos que poderiam alimentar familias carentes são descartados (Foto:Reprodução/Consultora de alimentos/Mayara Vale) 


Produtos com pequenas avarias são descartados e jogados no lixo mesmo em bom estado de consumo, pois não serão comprados.

Outra inovação foi feita com o intuito de ajudar no combate a fome, a empreendedora social Úrsula Corona criou o aplicativo Fome de Tudo, que já distribuiu 80 toneladas de alimentos desde seu lançamento, em fevereiro deste ano. O mesmo conecta empresas do ramo alimenticio com instituições sociais que estão cadastradas no app, intermediando assim a doação de alimentos em bom estado que seriam descartado, para uma instituição.

Projetos como o de Úrsula e o de Bruno vem sendo de extrema importante em um país onde a falta de alimento atinge os mais vulneráveis. Com o Brasil voltando ao mapa da fome das Nações Unidas, tendo a média da fome crônica atingindo 4,1% em levantamento, se tornando mais grave do que a média global.

O mapa da fome não era divulgado desde 2015 pela FAO e entre os principais motivos estão, além da crise sanitária causada pela Covid-19, são os problemas econômicos, as mudanças climáticas e conflitos como a Guerra na Ucrânia. A projeção da ONU é de que, em 2023, em média 8% da população mundial ainda passará fome.

(Contém informações do site G1)

Foto Destaque: Alimentos jogados no lixo / Reprodução: Wikipédia

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo