Esportes

Em jogo contra a Bolívia, seleção brasileira busca alternativas para vencer altitude

Jogo contra Bolívia, em La Paz, preocupa a comissão técnica por ser na altitude. Para minimizar efeitos, vão ser disponibilizados até 18 balões de oxigênios aos jogadores durante a partida.

27 Mar 2022 - 14h07 | Atualizado em 27 Mar 2022 - 14h07
Em jogo contra a Bolívia, seleção brasileira busca alternativas para vencer altitude Lorena Bueri

A dificuldade de jogos na altitude já é um tema recorrente quando se fala da seleção brasileira, e o assunto, não por acaso, está causando preocupação novamente. O Brasil joga na próxima terça, 29, contra a seleção boliviana no estádio Hernando Siles, La Paz, a 3.600 metros de altitude. Pensando nisso a seleção canarinho pensou em algumas estratégias para vencer a altitude, os jogadores vão passar a noite anterior ao jogo na cidade Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, depois os comandados por Tite e comissão técnica só viajam para La paz no dia da partida, essa decisão foi tomada pensando em diminuir os efeitos de jogar naquela região.

A CBF vai alugar até 18 balões de oxigênios para que os atletas não sintam muita dificuldade para respirar. O preparador físico da seleção, Fabio Mahseradjian, cita, em entrevista ao GE, jogos anteriores na altitude, como a do Corithians em 2013 em Oruru, também na Bolívia, “no Corinthians em 2013, em Oruro, que é ainda mais alto, 3.900 metros, não tinha como sair de lá após o jogo, porque o aeroporto não tinha iluminação. Depois do jogo, não fui nem jantar, porque passei mal, muito mal”, diz ele ao lembrar que os jogadores, naquela ocasião, tiveram diversas reações, mas que elas são individuais.

O preparador, então, explica porque os atletas tem essas reações ao jogar na altitude, “As pessoas falam em altitude e citam ar rarefeito e menos oxigênio. Mas não é isso, não é que tem menos oxigênio. É que a pressão parcial de oxigênio cai quanto mais você sobe”, conta. Apesar disso, Brasil e Bolívia já se enfrentaram mais de 30 vezes, tendo ampla vantagem de vitórias da seleção brasileira.


Estádio Hernando Siles, La Paz, Bolívia. (Foto: Repródução/Laura Fonseca/GE)


Na classificação para as eliminatórias da Copa Do Mundo, a seleção Boliviana é a 9° colocada com 15 pontos,27 a menos que o Brasil, que é o 1° colocado com 42 pontos. Apesar de estar na parte de baixo da tabela, a Bolívia tem o artilheiro desta competição, o jogador Marcelo Moreno com 10 gols, 2 a mais que Neymar, o segundo colocado. Neymar e Vini Jr levaram cartão amarelo, no jogo contra o chile do último dia 24, e estão fora desta próxima partida. Brasil x Bolívia tem ínicio às 20:30, horário de Brasília, com transmissão da Globo e Sportv, sendo válido pela 18° rodada das eliminatórias.

 

Foto destaque: Fabinho, Coutinho e Fábio MaMahseredjian. Foto: Reprodução/Lucas Figueiredo/CBF

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo