Notícias

Em discurso na COP 27, Lula propõe aliança global contra fome e diz que agenda climática será prioridade

nesta quarta-feira (16) em evento que discute mudanças climáticas, o presidente eleito discursou e afirmou que o “Brasil está de volta” ao debate climático global e sugere que a COP de 2025 seja no Brasil.

16 Nov 2022 - 19h04 | Atualizado em 16 Nov 2022 - 19h04
Em discurso na COP 27, Lula propõe aliança global contra fome e diz que agenda climática será prioridade Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (16) o presidente eleito, Lula (PT) propôs durante pronunciamento na COP27, reunião que acontece no Egito, uma aliança global para combater a fome em todo o mundo. Em discurso Lula fez cobrança aos países mais ricos o cumprimento da promessa de recursos para enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas nos países mais pobres.

Lula foi convidado pelo presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sissi, para participar da Cúpula das Nações Unidas para o Clima. Lula desembarcou no Egito na última segunda-feira (14). Esta é a primeira viagem do presidente eleito ao exterior desde a vitória nas eleições de 2022 contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), que não compareceu a COP 27.

Em discurso, Lula criticou gastos de trilhões de dólares em guerras, enquanto 900 milhões passam fome, Prometeu esforços para zerar o desmatamento até 2030 e punir garimpo, mineração, extração de madeira e agropecuária indevida, Anunciou a criação do Ministério dos Povos Originários e Cobrou países ricos pelo cumprimento dos acordos climáticos e o financiamento de ações ambientais dos países pobres.


Lula no estande de governos da Amazônia Legal na COP 27. Reprodução:Joseph Eid\AFP.


"Este é um desafio que se impõe a nós brasileiros e aos demais países produtores de alimentos. Por isso, estamos propondo uma aliança mundial pela segurança alimentar, pelo fim da fome e pela redução das desigualdades, com total responsabilidade climática", disse Lula no discurso. Segundo o portal G1.

O presidente eleito anunciou também que pedirá às Nações Unidas que o Brasil seja o anfitrião da conferência em 2025 (COP 30).

“Vamos falar com o secretário geral da ONU e pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil e na Amazônia”. Afirmou Lula, De acordo com o portal G1

E também anunciou que irá propor a realização da Cúpula dos Países Membros do Tratado de Cooperação Amazônica, que reúne Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Brasil, o objetivo seria discutir sobre a promoção do desenvolvimento integrado da região, com inclusão social e responsabilidade climática.

Foto Destaque: Lula e governadores na COP 27. Reprodução: Ricardo Sturcket.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo