Saúde

Em São Paulo é feita capacitação na área da saúde contra a poliomielite

Governo de São Paulo está realizando treinamento para os profissionais da saúde, para preparar os profissionais caso surja algum caso da doença no estado.

3 min de leitura
10 Nov 2022 - 21h50 | Atualizado em 10 Nov 2022 - 21h50

No momento atual a poliomielite tem chamado atenção com casos em alguns países que há muito tempo não registravam nenhum caso como por exemplo Moçambique e Nova York. E como São Paulo tem um bom fluxo internacional através do maior aeroporto e porto da América latina com isso acaba surgindo a chance de aparecer casos e com a falta de vacinas o número de risco sobe. 

Está semana está sendo feita esse treinamento para que os profissionais da saúde atuem diretamente com imunização e vigilância epidemiológica com uma atenção nas regiões de São Paulo. O objetivo desta capacitação é trazer um evento de detecção de polivírus e um surto de poliomielite e dar para que as prefeituras preparem os planos municipais, serão feitas palestras, e um simulado com os profissionais para simular como deverão reagir caso ocorra um caso de confirmação da doença ou um surto efetivo dela. 

Segundo a coordenadora da coordenadoria de controle de doenças (CCD), Regiane de Paula “ Devido á baixa cobertura vacinal e a necessidade de maior sensibilização da rede de vigilância, verificamos um risco significativo a reintrodução da poliomielite no Brasil. São Paulo está na frente da capacitação de seus profissionais, caso ocorra algum caso já saibam o que deve ser feito”. Explicou Regina. Países como Brasil, Bolívia, Equador Guatemala, Haiti, Paraguai, Suriname e Venezuela são países da américa que correm alto risco de volta da poliomielite, segundo (OPAS) Organização pan- Americana de saúde.


Estetoscópio médico (Reprodução/Pixabay)


A Poliomielite em crianças pode causar paralisia, que poderia ser facilmente evitada pela vacina, ela é transmitida através da alimentação ou contato com pessoas que á estejam com a doença. 

A vacinação é a melhor aliada na prevenção da doença, e o combate dela. A vacina contra a pólio está disponível durante todo o ano nos postos de vacinação de saúde, a vacinação é composta por três doses.

 

Foto Destaque: Profissional de saúde (Reprodução/Pixabay)

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo