Esportes

Em "Julgamento do século", Manchester City pode sofrer punições por violar fair play financeiro

Premier League acusa clube de 115 violações contra o Fair Play financeiro, no período de 2009 a 2018; punição mais severa seria a exclusão do clube da liga

16 Set 2024 - 14h25 | Atualizado em 16 Set 2024 - 14h25
Em 'Julgamento do século', Manchester City pode sofrer punições por violar fair play financeiro Lorena Bueri

O Manchester City, acusado 115 vezes de violação ao fair play financeiro da Premier League, terá seu julgamento – que a imprensa britânica chama de “Julgamento do Século” - iniciado nesta segunda-feira (16). Inicialmente, as audiências estavam marcadas para novembro. Porém, uma comissão independente da liga inglesa antecipou o caso. A previsão é de que o processo dure dez semanas, e, com possíveis recursos, a decisão final aconteça entre março e junho de 2025.

A acusação

Murray Rosen, presidente do painel judicial da Premier League, foi o responsável por escolher três membros para formar uma comissão independente que realizará a audiência.

Segundo esta comissão, o Manchester City está sendo acusado por violar as regras da liga que exigem a “melhor fé” na declaração de informações "que forneçam uma visão verdadeira e justa da posição financeira do clube".

A liga acusa o clube de informações imprecisas sobre as receitas, custos do clube e, também, sobre a renumeração de jogadores entre 2010 e 2016, além de supostas violações no pagamento à Roberto Mancini, técnico italiano do clube entre 2009 e 2013. Ela ainda acusa o time de não cooperar com as investigações.

O período total do suposto descumprimento é de 2009 a 2018, quando o clube conquistou três títulos do campeonato inglês.


Embed from Getty Images

Guardiola, treinador do Manchester City (Foto: reprodução/Naomi Baker/Getty Images Embed)


Possíveis punições

Caso o clube seja condenado, a consequência mais grave seria a expulsão do clube na Premier League. Outras punições seriam o rebaixamento ou a perda de pontos.

Recentemente, outros casos semelhantes ocorreram na Premier League, mas com menos gravidade: Everton e Nottingham Forest violaram algumas regras de lucro e sustentabilidade, e foram punidos com a perda de pontos no campeonato.

Pep Guardiola, treinador da equipe, garantiu que membros do clube o disseram que não foram cometidas quaisquer ilegalidades. Ainda comentou que, mesmo com o rebaixamento do clube, seria possível ele continuar no cargo.

Foto Destaque: time do Manchester City (Reprodução/Naomi Baker/Getty Images Embed)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo