Money

Em 2022 será Black Fraude, ou Black Friday?

Segundo os dados, é possível que esse ano seja melhor que anos anteriores, uma vez que a economia mundial está voltando ao normal.

31 Ago 2022 - 12h42 | Atualizado em 31 Ago 2022 - 12h42
Em 2022 será Black Fraude, ou Black Friday? Lorena Bueri

A Black Friday é a esperança de muitos brasileiros quando o assunto é economizar. Normalmente nesse dia, nós buscamos por produtos de valor maior como: eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, etc. Obviamente que, podemos encontrar todas as categorias em oferta, pelo menos na teoria.

Você com certeza já deve ter ouvido falar da expressão "Black Fraude", uma crítica aos lojistas que pregam estar oferecendo desconto, mas na verdade, não estão. Uma denúncia bastante comum é o aumento prévio dos preços e quando chega no dia da promoção, os vendedores abaixam para o valor original e alegam que houve o desconto.

No dia 25 de Novembro, encontraremos descontos generosos ou só enganação? Antes de falarmos sobre isso, é preciso entender de onde veio a Black Friday. Essa data especial começou nos Estados Unidos e acontece um dia após o feriado de ação de graças (Thanksgiving Day). O objetivo é justamente aquecer o mercado antes do final do ano, lá os lojistas de fato apresentam ofertas tentadoras para o consumidor. O evento já é uma prática bastante consolidada na cultura deles.

Aqui no Brasil, a Black Friday foi comemorada pela primeira vez em 2010 de forma "artificial", ou seja, não é tão consolidado no nosso mercado como é para os norte-americanos, então não podemos esperar que seja algo na mesma proporção. Então pergunta-se, na BF de 2022, encontraremos preços realmente interessantes?

A resposta é: depende da loja. Algumas são famosas por realmente diminuírem os preços quando a data chega. Outras já foram "flagradas", abaixando e subindo os valores para parecer que foi dado algum desconto. Também existem sites que oferecem cupons de desconto para se utilizar no dia. Um bom exemplo é o gigante "Cupom de descontos", nele você pode encontrar por exemplo cupons Casas Bahia de Black friday e então poupar algum trocado (fora as promoções que a própria empresa oferece), os códigos promocionais variam de 2% a 10% de desconto real.

Segundo os dados, é possível que esse ano seja melhor que anos anteriores, uma vez que a economia mundial está voltando ao normal. O evento foi considerado fraco pelos consumidores em 2020, mediano em 2021 e em 2022 a expectativa é de que seja ao menos boa. A verdade é que dificilmente saberemos com toda a certeza se será um bom ano ou não para economizar, então o que nos resta fazer é esperar e estudar bem os valores antes e durante o período, para evitar cair em uma cilada.

Foto.Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo