Notícias

Eleições 2022: Visando combater a desinformação, Twitter anuncia ferramenta contra fake news

Entre as ferramentas, o Twitter terá uma nova aba para reunir os assuntos de maior repercussão sobre o tema e contexto para esclarecer informações potencialmente enganosas sobre as eleições no Brasil.

20 Jul 2022 - 18h00 | Atualizado em 20 Jul 2022 - 18h00
Eleições 2022: Visando combater a desinformação, Twitter anuncia ferramenta contra fake news Lorena Bueri

Visando combater a disseminação de notícias falsas, o Twitter, atualmente uma das redes sociais mais utilizadas, anunciou nesta quarta-feira (20) novas ferramentas em sua página inicial e no feed dos usuários sobre as eleições no Brasil.

Comandado pelo Ministro Luiz Edson Fachin, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no início do ano assinou memorandos de entendimento com plataformas, incluindo o próprio Twitter, bem como Facebook e Google, que se responsabilizaram por adotar medidas para fazer frente à eventual desinformação na disputa eleitoral. O primeiro turno das eleições ocorrerá em 2 de outubro e, caso haja segundo turno, as eleições serão novamente disputadas no dia 30 do mesmo mês.


 

Ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal é o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral. (Foto: Reprodução/CONJUR)

Ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, é o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral. (Foto: Reprodução/CONJUR)


Entre os recursos lançados pelo Twitter, está uma seção especial na aba inicial “explorar” sobre eleições, que será frequentemente atualizada com os fatos mais relevantes a respeito do assunto, disse a rede social em blog.

A aba, ainda de acordo com o Twitter, irá reunir os assuntos com repercussão no momento, contexto para esclarecer informações potencialmente enganosas, conteúdo de qualidade sobre o processo eleitoral e listas com contas de fontes confiáveis para tratar sobre os respectivos assuntos.

Segundo dados da própria plataforma de mídia social, foram contabilizados 44 milhões de tuítes no país relacionados às eleições apenas nos seis primeiros meses deste ano, o que mostra que os brasileiros estão mais interessados no assunto.

O Twitter também declarou que, “quando houver um pico na conversa sobre eleições”, irá enviar alertas com informações sobre o contexto completo da discussão e o que está sendo tratado para os usuários que habilitarem a função.

A plataforma disse que terá ainda páginas com discussões voltadas às eleições a cargos regionais, como governadores e deputados estaduais, incluindo tuítes de veículos de imprensa e conteúdos ao vivo. Entre os Estados que serão abarcados pelo recurso, estão o Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Além dessas novidades, a 'Politize!', organização da sociedade civil que trabalha com educação política, disponibilizará a partir de agosto um serviço de atendimento automatizado por meio de mensagem direta na rede social para responder às principais dúvidas dos eleitores sobre o processo eleitoral e desinformação, declarou o Twitter.

 

(Foto destaque: Página inicial do Twitter. Reprodução/Poder360)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo