Notícias

Eleições 2022: Lula mantém vantagem entre os mais pobres

Duas semanas após aumento do benefício do Auxílio Brasil para R$600, Lula mantém vantagem sobre Jair Bolsonaro entre os eleitores mais pobres, aponta a pesquisa mais recente do Datafolha.

02 Set 2022 - 12h00 | Atualizado em 02 Set 2022 - 12h00
Eleições 2022: Lula mantém vantagem entre os mais pobres  Lorena Bueri

Divulgada nesta quinta-feira, a pesquisa do Datafolha mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua mantendo sua vantagem com o eleitorado mais pobre, com 54% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) com a mesma parcela da sociedade possui apenas 25%.

Este grupo representa as pessoas com renda familiar mensal de até dois salários mínimos, ou seja, os principais beneficiados dos programadas de assistência social do governo federal pelo Cadastro Único (CadÚnico).

Após três semanas do aumento do benefício do Auxílio Brasil para R$600,00, uma das principais estratégias para aumentar a popularidade entre o eleitorado das classes mais pobres, o atual presidente Jair Bolsonaro continua atrás do canditado petista, que possui mais do que o dobro dos votos entre esse público. A comparação com uma pesquisa anterior realizada em agosto demonstra uma estabilidade, com Lula apontando para 55% e Bolsonaro com 23%, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo StuCkert/PT)


Entre o eleitorado com a faixa de renda de dois a cinco salários mínimos, Bolsonaro mantém vantagem sobre Lula. O presidente possui 40%  das intenções de voto contra 36% do candidato do PT. Esse é um comportamento diferente do registrado pela pesquisa do Ipec, divulgada na segunda-feira, que apontou para o avanço de Lula nessa faixa contra um recuo de Bolsonaro.


Jair Bolsonaro (Foto: Miguel Schincaril/AFP)


As duas pesquisas, no entanto, possuem metodologias distintas e foram realizadas em datas diferentes. Apesar de pouca mudanças no seus principais grupos de apoio, Bolsonaro passou de 32% para 35% no sudeste, enquanto Lula recuou de 44% para 41%. A região sudeste é decisiva na corrida presidencial, por reunir um quarto dos eleitores do país. 

A pesquisa mais recente do Datafolha também aponta para uma melhora na avaliação do atual governo, 31% consideram a gestão ótima ou boa, enquanto 42% consideram ruim ou péssima. Em junho, 47% reprovavam e 26% aprovavam, uma diferença demonstra uma evolução.

Foram ouvidos 5.734 eleitores pelo Datafolha de todas as regiões do Brasil entre 30 de agosto e 1 de setembro com margem de erro de dois pontos e 95% de confiança. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00433/2022.

Foto Destaque: Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro Foto: Ricardo Stuckert e Alan Santos/PR

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo