Notícias

Eleições 2022: Lula lidera nova pesquisa da Exame/Idea

Lula venceria em todos os cenários de segundo turno. Bolsonaro está em primeiro nas simulações com Tebet e Ciro, mas com o ex-governador do Ceará está dentro da margem de erro, sendo considerado um empate técnico.

21 Jul 2022 - 15h39 | Atualizado em 21 Jul 2022 - 15h39
Eleições 2022: Lula lidera nova pesquisa da Exame/Idea Lorena Bueri

A mais nova pesquisa eleitoral em parceria da Revista Exame com o grupo Idea, divulgada nesta quinta-feira (21) mostra que, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que aparece com 33%. O ex ministro Ciro Gomes, do PDT, tem 8%, e a senadora do Mato Grosso do Sul Simone Tebet (MDB), 4%. André Janones (Avante) foi citado por 2%. Os demais nomes não pontuaram. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Quando comparado com o último levantamento, feito em junho, os números oscilaram dentro da margem de erro. Apesar dessa variação, quem teve uma maior queda, no limite, foi o presidente Bolsonaro, saindo de 36%, há um mês, para 33%. O petista perdeu um ponto percentual.

O fundador do Idea, Maurício Moura explicou que:

Percebemos um número estável das intenções de voto. Ainda não há nenhum reflexo de impacto resultante das medidas do governo de pagamento de auxílio ou de redução de preço dos combustíveis. Ou seja, é algo que precisamos monitorar na opinião pública nos próximos meses. Vale lembrar que o auxílio emergencial demorou aproximadamente dois meses para ter um reflexo na popularidade do presidente”.


Lula, Bolsonaro, Ciro e Simine Tebet. (Foto Reprodução: site UOL)


Já na pesquisa espontânea, em que não é apresentado a lista de candidatos, Lula tem 36% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro, 30%. Ciro Gomes do PDT aparece com 3%, e os demais pontuaram 1% ou não foram citados.

O Instituto também fez uma simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista tem 47%, e o atual presidente tem 37%. Essa distância entre os dois ficou maior, se comparado com a pesquisa feita no mês passado. Bolsonaro também oscilou negativamente, acima da margem de erro.

É maior a parcela da população que avalia o governo de forma negativa. Na pergunta sobre se ele merece ser reeleito, esse número está acima dos 50%, o que significa uma grande dificuldade de reeleição. Outro dado que tem relação é a maior parte dos brasileiros respondendo que acha que o país está no rumo errado”, diz Moura.

Foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 15 e 20 de julho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09608/2022.

 

Foto Destaque: Ex-presidente Lula  Reprodução/Ricardo Stuckert

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo