Notícias

Eleições 2022: Brasileiros estão mais decididos em quem votar, até mais que nas eleições de 1989

O Datafolha indica a maior certeza entre os brasileiros a respeito de quem são os candidatos preferidos para essa eleição. Os números da pesquisa chegam até superar à de 1989

02 Ago 2022 - 16h49 | Atualizado em 02 Ago 2022 - 16h49
Eleições 2022: Brasileiros estão mais decididos em quem votar, até mais que nas eleições de 1989 Lorena Bueri

Desde 1989, os brasileiros nunca estiveram tão confiantes das suas intenções de voto para presidente. Faltando dois meses para as eleições, o Datafolha apresentou dados interessantes sobre a questão eleitoral. Na pesquisa realizada semana passada, sete em cada dez eleitores declaram seu candidato espontâneamente, o maior índice desde a redemocratização.

As pesquisas espontâneas são perguntas na qual o entrevistas não pode consultar a lista com todos candidatos, tendo o intuito de analisar os principais nomes para a eleição e qual é a quantidade de consolidação do voto. Esse tipo de pesquisa foram feitas em todas as últimas eleições, pouco tempo antes do primeiro turno.

Em 2022, os eleitores que não sabem em quem votar atingiram o percentual de 27%, o menor desde a redemocratização. Esse número, geralmente, costuma estar acima dos 40%. Nem mesmo, no pleito de 1989 o número foi tão baixo, até então os 41,6% o faziam o menor percentual. A eleição que mais ultrapassou o número de indecisão foi em 2014, com mais de 50% não sabendo em quem votar na disputa que envolvia a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).


             Pesquisas espontânes das últimas eleições, segundo o Datafolha (Foto: Reprodução/O Globo) 


Os números de votos brancos e nulos também consideravelmente diminuíram. Em 2018, o número alcançava 23,2% das intenções, nesta eleição há apenas somente um percentual de 6%. O mais baixo que esses votos chegaram foram em 1989, com somente 2,6%. Nas pesquisas espontâneas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sai em vantagem, com 38% respondendo à sua preferência, esse foi o seu melhor desempenho de todas as eleições que participou. Já, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) contém 26% neste ano, melhor que os seus 11,9% de 2018.

Ao que tudo indica, as eleições de 2022 apresentam uma polarização maior e um eleitorado mais decidido e politizado. Segundo o Datafolha da semana passada, Lula lidera as intenções de voto, com 47%, enquanto Bolsonaro segue atrás com 29%.

 

Foto Destaque: Lula e Bolsonaro possuem a eleição com mais eleitores decididos. Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil  e Sérgio Lima/AFP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo