Notícias

Eleições 2022: Álvaro Dias não entrará na disputa pelo Palácio do Planalto

Senador disse à CNN Brasil que, apesar de apelo do partido para que ele fosse candidato, tentará mais um mandato no Poder Legislativo.

03 Ago 2022 - 17h21 | Atualizado em 03 Ago 2022 - 17h21
Eleições 2022: Álvaro Dias não entrará na disputa pelo Palácio do Planalto Lorena Bueri

O senador Álvaro Dias informou ao Podemos que não entrará na disputa pelo Palácio do Planalto e manterá sua candidatura à reeleição no Paraná.


Eleições 2022: Álvaro Dias não entrará na disputa pelo Palácio do Planalto. (Foto: Reprodução/O TEMPO)Eleições 2022: Álvaro Dias não entrará na disputa pelo Palácio do Planalto. (Foto: Reprodução/O TEMPO)


A informação foi confirmada à CNN pelo senador, que disse ter preferido manter o seu nome na disputa por uma vaga no Congresso Nacional.

No último domingo (31), o senador foi convidado, durante a convenção nacional do Podemos, a ser candidato à sucessão presidencial.

No dia, ele disse à CNN que havia sido pego de surpresa e que daria uma resposta ainda esta semana, até esta sexta-feira (5).

Visto a negativa do senador, o partido agora tem duas alternativas: manter-se neutro na disputa presidencial, liberando os diretórios estaduais, ou apoiar o União Brasil.

Os dois partidos têm discutido a possibilidade de uma aliança para a disputa presidencial.

O nome hoje do União Brasil, após a desistência de Luciano Bivar, é o da senadora Soraya Thronicke (MS).

União Brasil chegou a anunciar Soraya Thronicke como pré-candidata à Presidência após desistência de Luciano Bivar.

A oficialização da chapa está marcada para a próxima sexta-feira (5), quando ocorre a convenção nacional da sigla.

No último domingo (31), Bivar anunciou que não seria candidato ao Planalto e lançou o nome de Soraya Thronicke.

De acordo com os integrantes da sigla, Thronicke é "muito bem avaliada". O nome da vice na chapa será definida até sexta-feira, no fim das convenções partidárias. Segundo Bivar, o nome será a "cereja do bolo".

Soraya Thronicke afirmou não ter preferência por um nome masculino ou feminino, mas adiantou que o partido não seguirá a estratégia de formar uma chapa pura. Na ocasião, Thronicke agradeceu o convite para concorrer ao Planalto substituindo Bivar, que segundo ela, é "uma tarefa difícil".


União Brasil lança candidatura da senadora Soraya Thronicke ao Planalto. (Foto: Reprodução/UOL)União Brasil lança candidatura da senadora Soraya Thronicke ao Planalto. (Foto: Reprodução/UOL)


Para ela, o projeto de Bivar, que se sustenta principalmente na proposta da criação de um imposto único, terá continuidade, mas com um "toque feminino".

Vice-líder do governo Jair Bolsonaro (PL) no Congresso, a senadora adotou posições críticas ao presidente em relação à pandemia. Diferentemente de Bivar, a Soraya não precisa renovar o mandato e ainda tem mais quatro anos no Congresso, o que a permite entrar na disputa presidencial sem ter que abrir mão do cargo.

Soraya era cotada para ser a vice de Bivar. Integrantes da cúpula do União Brasil dizem que o movimento do deputado passou por um acordo de apoio informal ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os deputados federais Mendonça Filho e Fernando Coelho Filho, incialmente, eram pessoas que o diretório da legenda em Pernambuco calculava eleger. Colegas de Bivar no Estado dizem que ele vai tentar garantir a reeleição buscando se associar a Lula, que é popular em Pernambuco.

 

Foto destaque: Eleições 2022: Álvaro Dias não entrará na disputa pelo Palácio do Planalto. Reprodução/Jovem Pan

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo