Notícias

Eleições 2022: 49% condenam postura nos eventos de 7 de setembro

Pesquisa Datafolha mostra que 65% acreditam que Jair Bolsonaro usou os eventos comemorativos do dia 7 de setembro para fazer campanha política. Enquanto 49% consideram que ele agiu mal nos eventos. Os números variam entre eleitores de Bolsonaro e Lula.

3 min de leitura
17 Set 2022 - 10h30 | Atualizado em 17 Set 2022 - 10h30

O levantamento mais recente feito pela Datafolha, para a Globo e o jornal Folha de S. Paulo, divulgado nesta sexta-feira (16), mostra a opinião dos brasileiros sobre a conduta de Jair Bolsonaro nos atos do dia 7 de setembro. A pesquisa aponta que 2 em cada 3 brasileiros acreditam que a principal intenção do presidente nos eventos de comemoração do bicentenário de Independência  foi fazer campanha política.

Os dados mostram que 65% dos entrevistados acham que ele foi aos eventos para fazer campanha, 28% afirmam que ele foi para comemorar os 200 anos de independência da República e 7% não sabem ou não quiseram responder.

Entre os eleitores do candidato à reeleição 67% acreditam que ele foi comemorar a independência, 25%, que ele foi fazer campanha e 8% não sabem ou não responderam. Já entre os eleitores do Lula, os números mudam drasticamente, 89% afirmam que o presidente foi fazer campanha política, 6%, que foi comemorar e 5% não sabem responder.

No feriado do dia 7 de setembro, Bolsonaro esteve em Brasília e no Rio de Janeiro participando de eventos comemorativos. Durante a manhã, na capital federal, assistiu ao desfile militar e fez discurso de campanha.  Na parte da tarde foi para o Rio, onde também discursou, pediu votos e atacou o adversário Lula.


Presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michele Bolsonaro (Foto: Agência Brasil)

No discurso feito em Brasília, Bolsonaro, acompanhado da primeira-dama Michele Bolsonaro, chamou a Datafolha de mentirosa, falou do Supremo Tribunal Federal e puxou coro de “imbrochável” na Esplanada dos Ministérios. O candidato pediu para seus apoiadores votarem no dia 2 de outubro e mudarem a opinião de quem tem outras preferências. De acordo com a pesquisa, 51% das pessoas ficaram sabendo dos discursos do presidente nos eventos.

Perguntados sobre a postura de Bolsonaro, 49% do eleitores afirmam que ele agiu mal enquanto 36% consideram que ele agiu bem, 15% não souberam responder. Entre os eleitores de Bolsonaro, 80% acham que ele agiu bem e 8% acham que ele agiu mal, 12% não sabiam ou não responderam. Já entre os eleitores de Lula, 75% consideram que ele agiu mal, 12% que agiu bem e 13% não sabiam ou não responderam.

O levantamento foi feito entre os dias 13 e 15 de setembro, com 5.926 entrevistas em 300 municípios de todas as regiões do Brasil, com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de 95% de confiança. A pesquisa está registrada no TSE – BR04099/2022.

Foto destaque: Jair Bolsonaro em desfile cívico-militar Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo