Tech

Economista-chefe da Microsoft diz que IA "causará danos reais"

Durante o Fórum Econômico Mundial, que ocorreu Genebra, o economista-chefe da Microsoft, Michael Schwarz comentou sobre os perigos que poderá causar a tecnologia de inteligência artificial generativa.

04 Mai 2023 - 19h39 | Atualizado em 04 Mai 2023 - 19h39
Economista-chefe da Microsoft diz que IA 'causará danos reais' Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (3), durante um painel do Fórum Econômico Mundial, em Genebra, o economista-chefe da Microsoft, Michael Schwarz, além de defender a regulamentação da tecnologia de inteligência artificial, ele disse que as IAs poderão “causar muito estrago nas mãos de pessoas erradas. 

A Microsoft é uma das principais empresas que tem investido em inteligência artificial generativa. Ela investiu bilhões na OpenAI - criadora do ChatGPT - só no início desse ano. 

Estou confiante de que a IA será usada por maus atores e, sim, causará danos reais. Antes que a IA pudesse tomar todos os seus empregos, certamente poderia causar muitos danos nas mão de spammers, pessoas que querem manipular eleições e assim por diante.(...) Os benefícios da regulamentação para a nossa sociedade devem ser maiores do que o custo para a nossa sociedade”, disse Schwarz.

Apesar de defender a regulamentação da tecnologia, ela também ressaltou que a tal regulamentação não deveria impedir os benefícios que a IA também traz


A inteligência artifical evoluiu de forma rápidas nos últimos anos.(Foto:Reprodução/Pixabay)


Com a veloz evolução da tecnologia, principalmente com a repercussão do ChatGPT lançado no final de 2022, Schwarz não é o único que expressa sua preocupação sobre os potenciais perigos da IA. Recentemente, a Future of Life Institude divulgou uma carta, assinada por vários especialistas da área - incluindo Elon Musk - pedindo seis meses de pausa no desenvolvimento das IAs.

Há pouco tempo, Geoffrey Hinton, também conhecido como “padrinho da IA”, deixou seu cargo no Google - onde trabalhou por mais de dez anos  - para alertar livremente sobre os perigos da tecnologia. Em entrevista pelo The New York Times, Hinton disse que a tecnologia pode levar a uma onda de desinformação mundial, chegando a um ponto em que os usuários não saberão distinguir o que é mentira e o que é verdade na internet. Ele também teme que, no futuro, a IA possa realizar ataques cibernéticos de forma autônoma.

Foto Destaque: Empresa Microsoft. Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo