Money

Economia russa é rebaixada quanto a capacidade de quitar suas dívidas

O rublo russo vem perdendo, a cada dia de invasão a Ucrânia, sua credibilidade interna e externa. As agências de risco rebaixaram o nível da Rússia de quitar suas dívidas e apontam que estão propensos a dar calotes

05 Mar 2022 - 09h40 | Atualizado em 05 Mar 2022 - 09h40
Economia russa é rebaixada quanto a capacidade de quitar suas dívidas Lorena Bueri

Após fortes sanções impostas a Rússia, o país viu sua moeda oficial (rublo russo) despencar em perdas inéditas comparadas a moeda americana (dólar) e ao Euro. Segundo agências de classificação de risco, Fitch e Moody’s, o nível de confiança do país de pagar suas dívidas foi reduzido em 6, na escala de classificação, e isso coloca em xeque a capacidade do Estado russo de quitar suas pendências financeiras.

Apesar das tratativas dos especialistas afim de minimizar os danos, através de medidas financeiras, o tombo é inevitável. Ainda segundo as agências de risco, o status é especulativo, nesse caso, os investimentos no país possuem nota baixa e representam um risco alto de inadimplência, ou seja, são pouco confiáveis.


Dinheiro russo (rublo russo) nas mãos de uma mulher. (Foto: Reprodução/Minuto Mais)


Na última quinta (3), a moeda russa se manteve em alta volatilidade e em baixa liquidez, atingindo a mínima inédita de 118,35 para 106,01 pontos, e com encerramento de pregão estável, fechando na cotação dolarizada a R$ 5,02. No Euro a moeda caiu mais uma vez, baixa de 1,9%. Fechando sua cotação R$ 5,55, por Euro.

Quando observado no âmbito do mercado offshore, (nesse caso, constituído por companhias que realizam suas transações fora de seu próprio território) a moeda russa desabou em 11% na cotação do dólar indo para 108,39 pontos. Já no euro, 10% de baixa cotando a 119,43.


Rublo russo em moeda. (Foto: Reprodução/Investing)


Mesmo com as tratativas do governo russo, através de mudanças realizadas pelo BC russo elevando a taxa de aquisição de dinheiro estrangeiro para 30% por investidor, nas casas de câmbio, o declínio da moeda se manteve sem conseguir atender e abrandar a forte pressão do dólar. A economia russa está estritamente abalada após as sanções.

A invasão da Rússia ao território ucraniano é considerada, após a segunda guerra mundial, a maior agressão de ataque a um país do Estado europeu. O mercado financeiro russo vem sofrendo com as fortes penalidades econômicas que, de forma estrita, abalam toda a estrutura do país, elevando indicadores de volatilidade para níveis recordes, tirando a credibilidade da Rússia até mesmo de se proteger de calotes internos.

 

(Foto destaque: Rublo russo sendo contado e contabilizado. Reprodução/Rendimento)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo