Notícias

EUA sinaliza "recursos vultuosos" para o Fundo Amazônia

O vice-presidente se reuniu nesta segunda-feira com John Kerry, enviado especial dos EUA . Após quatro anos paralisado, o Fundo Amazônia volta a receber doações

28 Fev 2023 - 15h15 | Atualizado em 28 Fev 2023 - 15h15
EUA sinaliza 'recursos vultuosos' para o Fundo Amazônia Lorena Bueri

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta segunda-feira (27), que os Estados Unidos estão empenhados em arrecadar “recursos vultuosos” para o combate ao desmatamento na Amazônia, embora tenha esclarecido que ainda não há um valor estabelecido para a doação. A declaração ocorre após Alckmin se reunir em Brasília com John Kerry, enviado especial do presidente norte-americano, Joe Biden, para assuntos climáticos.

O enviado John Kerry não definiu valor, mas colocou que vai se empenhar junto ao governo e o congresso norte-americano, e junto à iniciativa privada, para termos recursos vultosos, não só no Fundo Amazônia, como também outras contribuições”, afirmou Alckmin a jornalistas após o encontro realizado no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

Também estavam presentes na reunião a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social), Aloizio Mercadante, responsável pela administração do Fundo Amazônia.


O Palácio do Itamaraty, em Brasília (Foto: Reprodução/Fabio Rodrigues Pozzebom)


No início do mês, o presidente Lula esteve em Washington (EUA) para se encontrar com Joe Biden, na missão de levantar uma agenda econômica com os americanos que incluía a discussão climática e o fortalecimento do comércio bilateral. Na ocasião, a Casa Branca chegou a comunicar a intenção de contribuir com o Fundo Amazônia.

Os Estados Unidos anunciaram sua intenção de trabalhar com o Congresso para fornecer recursos para programas de proteção e conservação da Amazônia brasileira, incluindo apoio inicial ao Fundo Amazônia, e para alavancar investimentos nessa região muito importante”, informou o texto divulgado pelo Itamaraty.

Criado em 2008, o Fundo Amazônia recebeu, em dez anos de operação, R$ 3,3 bilhões em doações. Entre 2019 e 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a iniciativa ficou estagnada após países interromperem os repasses financeiros por oposição à política ambiental conduzida no período.

Em janeiro deste ano, o presidente Lula oficializou a reativação do Fundo. Desde então, a Noruega e a Alemanha, os principais doadores da iniciativa, já anunciaram a retomada dos investimentos.

Foto Destaque: Reprodução/Marcelo Camargo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo