Esportes

É oficial: Rússia está fora da Copa do Qatar

Em fevereiro, a FIFA suspendeu a Rússia de todos os torneios internacionais de futebol por tempo indeterminado, incluindo a Copa do Mundo no Qatar. A medida foi uma resposta ao ataque militar contra a Ucrânia.

18 Mar 2022 - 20h53 | Atualizado em 18 Mar 2022 - 20h53
É oficial: Rússia está fora da Copa do Qatar Lorena Bueri

Após a direção da FIFA decidir suspender a Rússia da Copa do Mundo em fevereiro, logo após os primeiros dias do ataque militar na Ucrânia, o país entrou com um recurso contra essa decisão, que foi rejeitado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). A suspensão se aplica ao futebol masculino, feminino e de base. A federação russa também entrou com uma liminar da mesma vertente, dessa vez a respeito da União Europeia de Futebol, que foi igualmente negada sob alegação de quebra dos direitos humanos, tópico que consta nas normas da FIFA.

A exclusão implica em impedir o país de participar da fase de Eliminatórias da Copa, automaticamente descartando as chances de realmente participar do torneio. O repúdio não vem só do TAS, mas também dos próprios países europeus que se negam a jogar com a Rússia. Polônia, Suécia e República Tcheca já declararam sua oposição aos ataques militares e sua recusa de entrar em campo com o país comandado por Vladmir Putin, bem como vários outros países europeus: Inglaterra, Dinamarca, Noruega, Irlanda e Islândia.


Seleção masculina da Rússia nas eliminatórias da Euro em 2021, em São Petersburgo. (Foto: Mikhail Shapaev/União de Futebol da Rússia)


A federação russa iria enfrentar a seleção da Polônia no dia 24 de março, mas com a ausência da partida, a FIFA já anunciou o avanço de fase automático para a Polônia por WO, que já está na final e aguardará o resultado da partida entre Suécia e República Tcheca, quando as seleções disputarão por uma vaga no maior torneio de futebol do mundo. 

Enquanto isso, a Ucrânia, que confrontaria a Escócia, entrou com um pedido de adiamento por conta da situação de guerra no país, que impediria a reunião de seus jogadores. O duelo, que aconteceria em março, foi adiado até junho.

Foto Destaque: Rússia está fora do maior campeonato de futebol do mundo. Reprodução / Twitter / Federação Russa de Futebol.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo