Empreendedorismo

É importante entender como o regime de tributação do Lucro Real funciona

É fundamental obter o controle tanto sobre das rendas como das despesas do negócio, assim como os tributos e lucros a serem pagos. E quem opta pelo regime de lucro real precisa analisar estes fatos.

20 Abr 2023 - 19h33 | Atualizado em 20 Abr 2023 - 19h33
É importante entender como o regime de tributação do Lucro Real funciona Lorena Bueri

Lucro Real é um comando de tributação, em que tanto o cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica como o da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido é realizado com base no lucro real da empresa, entretanto com ajustes predito em lei. Trata-se de um dos regimes tributários tradicionais, sendo eles o Lucro Presumido, Simples Nacional e o Lucro Real, que é o mais complexo dos três.

Esse regime tributário possui as suas alíquotas calculadas com base no lucro líquido, ganho através das receitas e despesas. E a apuração desse regime pode ocorrer tanto trimestralmente como anualmente e também como os outros regimes, ele pode apresentar as suas vantagens e desvantagens.

No lucro real, o que se destaca, é o percentual de Pis e Cofins que variam entre 1,65% a 7,60% simultaneamente. A sua apuração pode ser anual ou trimestral. Alíquotas de IPRJ são de 15%, tendo um adicional de 10% sobre o que ultrapassar R$ 240.000,00 de lucro anual. O cálculo do lucro pode ser feito de modo simples, pela seguinte fórmula: receitas – despesas = Lucro Real.


Como calcular Lucro Real (Foto: Reprodução/ Contábeis/ YouTube)


Quem pode ter esse regime de lucro real? Empresas do mercado financeiro, entidades de previdência aberta, empresas de seguro privado, instituições financeiras (bancos entre outros), empresas que têm benefícios fiscais em relação à redução ou isenção de impostos, cooperativas de crédito e sociedades de crédito imobiliário.

Ganhos de capital oriundos de fora do país, empresas que tiveram lucro, rendimentos, empresas que explorem as atividades de compras de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços.

Uma das maiores vantagens do Lucro Real é a cobrança, contudo, justa de impostos, que é feita em relação aos valores reais que a empresa consegue em um determinado período. Já as suas desvantagens, entretanto, podem ser que o Lucro Real é mais burocrático que os outros regimes e o maior rigor contábil, e também leva ao sistema de alíquota não cumulatividade do COFINS E PIS.

 

Foto destaque: Calculando despesas. Reprodução/ Nataliya Vaitkevich/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo