Notícias

É esperado que Lula anuncie novos ministros durante a semana

É espero que o presidente eleito Lula anuncie durante a semana mais ministros do seu próximo governo. Entre os ministros já anunciados estão Haddad, Margareth Menezes, Rui Costa, Mauro Vieira, Flávio Dino e José Múcio.

13 Dez 2022 - 21h10 | Atualizado em 13 Dez 2022 - 21h10
É esperado que Lula anuncie novos ministros durante a semana Lorena Bueri

Após os anúncios dos primeiros seis ministros, é esperado que o presidente eleito Lula anuncie os ministros de outras pastas durante esta semana.

Na sexta-feira (9), Lula anunciou seis ministros, entre eles:


Haddad é nomeado para ser o Ministro da Fazenda. (Foto: Divulgação/PT)


Fernando Haddad (PT) – Ministério da Fazenda. Haddad já tinha sido Ministro da Educação em 2015 e Prefeito de São Paulo entre 2001 e 2003.

Haddad já anunciou Gabriel Galípolo, mestre em economia da PUC, como o seu próximo secretário executivo. Assim como anunciou Bernard Appy como o seu secretário especial para a reforma tributária.

A pasta do Ministério da Fazenda surgiu com o desmembramento do Ministério da Economia, o que fez surge o Ministério da Fazenda, Ministério do desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.


Flávio Dino é nomeado como Ministro da Justiça e Segurança Pública. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress)


Flávio Dino (PSB) – Mistério da Justiça e Segurança Pública. Dino já foi governador (2015-2022), e é atualmente o senador eleito do Maranhão, assim como já foi juiz federal (1994-2006), deputado federal (2007-2011) e presidente da Embratur no governo da ex-presidente Dilma (2011-2014).


José Múcio é nomeado como Ministro da Defesa. (Foto: José Cruz/Agência do Brasil)


José Múcio – Ministério da Defesa. Múcio é ex-prefeito da cidade de Rio Formoso (PE), ex-secretário de Tansportes, Comunicação e Energia de Pernambuco, cumpriu cinco mandatos de deputado federal de Pernambuco, ex-ministro-chefe da Secretária de Relações Institucionais da Presidência da República no segundo governo de Lula e ex-ministro do TCU.

Múcio pode ter um papel importante para melhorar a relação do presidente eleito Lula com os militares.


Margareth Menezes é nomeada Ministra da Cultura. (Foto: Divulgação/FCC)


Margareth Menezes – Ministério da Cultura. Margareth anunciou nesta terça-feira (13) que aceitou o convite de Lula para participar da volta do Ministério da Cultura. Margareth é atriz desde 1980 e cantora desde 1986.

É a segunda vez que Lula escolhe um artista para o Ministério da Cultura, sendo a primeira Gilberto Gil.

O Ministério da Cultura tinha sido colocado com a pasta do Ministério do Turismo durante o governo de Bolsonaro.


Mauro Vieira é anunciado como Ministro de Relações Públicas. (Foto: Divulgação/Twitter)


Mauro Vieira – Ministério de Relações Públicas. Vieira fez parte da Missão do Brasil com a Associação Latino-Americana de Integração no Uruguai, trabalhou na embaixada do Brasil no México (1990-1992) e na embaixada do Brasil em Paris (1995-1999), foi embaixador do Brasil na Argentina (2004-2010) e nos Estados Unidos (2010-2015). Assim como também foi o representante do Ministério das Relações Exteriores no Conselho de Administração da Itaipu Binacional (2003-2006), e representante do Brasil na ONU (2016-2020), além de trabalhos dentro dos Ministérios de Relações Exteriores e Ciências e Tecnologias.


Rui Costa é anunciado como Ministro da Casa Civil. (Foto: Jonne Roriz/Divulgação)


Rui Costa (PT) – Ministério da Casa Civil. Costa é o atual governador da Bahia e está em seu segundo mandato, mas já foi vereador de Salvador e secretário estadual da Bahia.

Entre os outros nomes conhecidos cotados para outros Ministérios estão Simone Tebet (MDB) para a pasta de Cidadania e Desenvolvimento Social, Marina Silva (Rede) para a pasta de Meio Ambiente, Márcio França (PSB), Guilherme Boulos (Psol) e Camilo Santana (PT) para Desenvolvimento Regional/Cidades/Integração Nacional e Marcelo Freixo (PSB) e Marília Arraes (Solidariedade).

 

Foto em destaque: Lula durante a sua diplomação. Reprodução/Evaristo SA/AFP

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo