Mundo Pet

É criada primeira startup de telemedicina para pets

Telemedicina para pets é regulamentada e vira aposta para startups de saúde. Neste cenário, surge a Dr Mep, sendo a primeira empresa voltada para esse segmento.

02 Nov 2022 - 20h30 | Atualizado em 02 Nov 2022 - 20h30
É criada primeira startup de telemedicina para pets Lorena Bueri

Engana-se quem pensa que mundo pet as demandas para atendimentos de saúde são diferentes dos relacionados às pessoas. Há inúmeras solicitações de pacientes e atender essas demandas a qualquer hora do dia pode ser bastante complicado. Pensando nisso, a veterinária baiana Ana Gabriela Lima, de 49 anos, criou a Dr. Mep, primeira startip de telemedicina para pets do Brasil.  "Há uma pressão para responder prontamente, mas, com a rotina corrida de consultas e cirurgias, isso nem sempre é possível", diz.

Segundo Gabriela, o pensamento rondava sua cabeça há algum tempo, e assim que ela soube da regulamentação do serviço pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, no final de 2021, resolveu tirar o sonho - que virou negócio - do papel.

Desta forma, ao lado de outra baiana, Lara Judith Martins, 19, e da paulistana Nathália Lubini, 30, fundou a empresa que teve a união e contribuição das competências de cada uma para criação do negócio. "Eu tinha o sonho e a constatação do problema; a Nathy, a experiência no mundo das startups; e a Lara, o perfil de marketing", explica.

Além de pesquisas para definir o público-alvo e o que os veterinários precisariam para agilizar os atendimentos, o trio apostou em criar um MVP (sigla em inglês para Produto Mínimo Viável), com o intuito de validar a ideia e as funcionalidades que fariam parte da plataforma.


Sócias da Dr Mep (Foto: reprodução/Instagram)


De acordo com Nathália, no início foi usada a rede de pacientes de Gabriel para testar o serviço, como um bônus de atendimento. Na sequência, elas buscaram demais profissionais para integrar o time da Dr. Mep, apostando na diversidade de perfis, ou seja, agregando veterinários cardiologistas, clínicos, oftalmologistas e demais especialidades do segmento. O trabalho foi realizado pelo Instagram, feiras e eventos da área. 

Colaboração e parcerias para criação da empresa 

Para Gabriela, o trabalho teve muita colaboração, tanto com os profissionais da área quanto com outras startups. "Unimos nossas forças e todas as pontas de um atendimento de qualidade", diz. Atualmente, a empresa atua tanto no B2B quanto no B2C, e tem o plano de expandir as parcerias a clínicas, hospitais e convênios médicos, e já conta com mais de 300 veterinários parceiros em áreas como dermatologia, cardiologia e endocrinologia. 

Dentre as principais parcerias, uma fundamental é com a Capri Venture, que atua no ecossistema pet e tem a Anilhas Capri como idealizadora, parceria da FCJ Venture Builder, que é multinacional pioneira e líder no segmento de venture builder na América Latina. A Capri auxiliou o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazos, passando por marketing, administração e setor comercial, até partir para a construção de um networking com investidores que buscam por oportunidades em pet techs também.

Para 2023, a expectativa é alcançar todas as regiões do Brasil e internacionalizar a marca, seja para players que queiram utilizar a tecnologia para ofertar a telemedicina aos seus clientes, seja para veterinários que atendem de forma autônoma em outros países, por exemplo. Além disso, o plano é ultrapassar os R$ 500 mil em faturamento, atingindo mais de cinco mil tutores cadastrados e cerca de 100 clínicas e hospitais parceiros. A startup possui veterinários no México, Itália e Canadá. São profissionais brasileiros que residem nesses países e atendem inclusive os tutores brasileiros.

Foto Destaque: Ana Gabriela Lima, veterinária e CEO da Dr Mep. Reprodução/Facebook

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo