Saúde

Dormir mal pode reduzir sua expectativa de vida em até 9 anos

De acordo com pesquisadores de Stanford, noites mal dormidas podem reduzir a sua longevidade em quase uma década; saiba mais sobre a descoberta científica.

3 min de leitura
05 Set 2022 - 22h00 | Atualizado em 05 Set 2022 - 22h00

O sono de qualidade é essencial para a sua saúde, ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas e melhorar o funcionamento do seu organismo, seus benefícios para nosso corpo são inúmeros.

No entanto, cada vez mais vem se descobrindo o quanto é importante dormir bem para viver bem e a influência do sono na sua saúde.

Segundo uma nova pesquisa realizada por um grupo de pesquisadores de Stanford, nos Estados Unidos, juntamente com o Centro Dinamarquês de Medicina do Sono, as noites de sono têm relação direta com a sua longevidade e dormir mal pode reduzir a sua expectativa de vida.


Noites mal dormidas podem reduzir seu tempo de vida (Foto: Reprodução/BoaConsulta)


A conclusão foi obtida através de análises e monitoramentos feitos com cerca de 10.699 voluntários adultos e com idades entre 20 e 90 anos, para identificar o que seria um sono de qualidade foram analisados diversos fatores, como os movimentos corporais durante o sono, como pernas, queixo, além de medir os batimentos cardíacos e a respiração.

O conceito criado pelos pesquisadores se chama “idade do sono” e é usado para medir a relação entre o sono e a longevidade.

A pesquisa concluiu que nos participantes que tiveram uma noite de sono ruim houve um aumento de 29% na taxa de mortalidade, representando uma redução na expectativa de vida em 8,7 anos.

Por outro lado, a pesquisa também constatou que noites bem dormidas ajudam a reduzir a idade biológica, por exemplo, em pessoas de 55 anos de idade que dormem profundamente durante toda a noite a idade biológica sofre redução de cerca de 10 anos, já em quem não dorme bem, a idade é muito superior à cronológica.

Os resultados desse estudo ajudam a compreender melhor o papel do sono na nossa saúde e a identificar melhor a necessidade de boas noites de sono.

 

Foto Destaque: Dormir mal prejudica a saúde. Reprodução/Ciência e Cognição

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo