Dormir respirando pela boca pode fazer muito mal à saúde, mas de tão habitual, o ato nem sempre é tratado com a devida seriedade o que pode prejudicar diversos aspectos da saúde das crianças.
Crianças que têm o hábito de dormir de boca aberta por longos períodos roncam com mais facilidade, possuem dificuldade de alimentação, problemas de postura, cárie e mau hálito.
Por que é tão importante respirar pelo nariz?
O sistema respiratório, em especial o nariz, possui uma função muito importante, aquecer, umidificar e realizar uma filtragem no ar respirado antes que ele entra em contato com os pulmões, no entanto, todo esse processo é abandonado quando a respiração ocorre pela boca, dessa forma o ar chega aos pulmões com uma temperatura atípica cheio de impurezas que podem prejudicar a respiração, aumentando o risco de infecções e facilitando resfriados.
Respirar pela boca também pode ser responsável por alterações nas feições da criança, gerando alterações nos dentes, fazendo com que a arcada dentária superior projete se para a frente, e prejudica o crescimento da mandíbula, fazendo com que o rosto se alongue e torne-se mais alto, o tórax é encurvado, e há uma retração do pescoço.
Consequências da respiração oral (Foto: Reprodução/ Canal Dr. Paulo Mendes Jr - Otorrino em Curitiba)
Influências no humor e aprendizado
O ato de dormir com a boca aberta pode estar relacionado a uma doença chamada apneia do sono, que causa interrupções na respiração durante o sono e prejudica o descanso Podendo prejudicar o aprendizado e memorização, principalmente em um cérebro que ainda está em desenvolvimento.
A respiração pela boca pode, inclusive, está relacionada a quadros de hiperatividade e déficit de atenção.
A importância do diagnóstico
especialistas ressaltam a importância de descobrir o problema ainda durante os anos iniciais de sua vida, para evitar que o problema se desenvolva ainda mais, quanto mais cedo o problema é diagnosticado e tratado, maior a possibilidade de reversão do quadro.
o tratamento é muito importante os melhora consideravelmente a saúde e qualidade de vida em qualquer idade, no entanto seus efeitos são bem mais acentuados quando o tratamento inicia-se ainda na infância.
Foto Destaque: Criança respirando pela boca enquanto dorme. Reprodução/ Aquarius.