Bem Estar

Dores físicas e mentais: União de duas dores e como enfrentá-las

Estudos mostram que escrevendo um diário, tanto de dores físicas ou mentais, ajudam a reduzir o estresse e melhoram o tratamento do paciente.

26 Mai 2022 - 09h43 | Atualizado em 26 Mai 2022 - 09h43
Dores físicas e mentais: União de duas dores e como enfrentá-las  Lorena Bueri

Nesses dois últimos anos, têm sido difíceis para a humanidade, pois surgiu uma pandemia, oriunda do novo Coronavírus. Este vírus, fez a população ficar em casa e mexeu com todos, principalmente na área mental. Casos de depressão e suicídios aumentaram, já que, a população sentiu-se só. Houve um estudo na China mostrando que durante a pandemia, 35% pessoas mostraram ansiedade, 20% com depressão e 18% com distúrbios mentais, foram estudadas 7.236 pessoas. Também, houve um segundo estudo, que começou no dia 29 de janeiro e terminou em 3 de fevereiro de 2020, mostrando que 70% dos entrevistados estiveram com grande estado de estresse.

O estresse também afeta o organismo, já que a pessoa recebe estímulos visuais e auditivos, o cérebro começa a liberar adrenalina e com isso faz com que a pessoa sinta que está com dores lombares, de cabeça, falta de ar e entre outros problemas. Segundo o neurocirurgião, Dr. Fernando Gomes, é importante que a pessoa tenha uma válvula de escape: “Por isso é tão importante cuidar da mente com atenção e carinho. Gerenciar pensamentos, administrar a ansiedade e usar o racional são palavras de ordem nessa quarentena”.


Foto: Ilustração diário (Reprodução: saúde abril)


Quando os sintomas ficam acentuados, pode não apenas afetar o sono, mas toda uma qualidade de vida. O corpo passa a reagir em sinais de defesa e acaba evoluindo para as dores físicas, pois, a dor mental é incolor, ai o corpo acaba mostrando uma dor física para que a pessoa possa entrar em alerta.

Para isso, é muito importante que se coloque suas angústias, alegrias, tristezas em um diário. Sim, como na adolescência, pois, você verá o que passou, se sentir alguma dor de cabeça, poderá levar ao seu médico e será visto o que dá gatilho a sua dor de cabeça ou estresse... O diário fica marcado a lembrança de cada pessoa e não há ninguém no mundo que tenha vivido a mesma coisa. Pode ter vivido parecido, mas não a mesma coisa.

Para isso, é necessário controlar a dor, com atividades musculares, respiração, tentar diminuir o estresse diário, tirar um tempo e refletir sobre atitudes, como agir ou não, tomar um chá, ouvir uma música que se gosta e que faça relaxar. Pois a cada dia é uma vivência e o dia deverá ser vivido a cada instante, mas vivendo no presente.

 

Foto Destaque: Dores no corpo podem ser sinais de estresse.

Reprodução/saúdeabril

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo