Saúde

Dopamine Dressing: Como suas roupas influenciam seu bem-estar

Segundo estudo, as cores das roupas que você usa podem influenciar seu humor, saiba o que a psicologia das cores diz sobre a relação das vestimentas com a saúde.

12 Mai 2022 - 20h35 | Atualizado em 12 Mai 2022 - 20h35
Dopamine Dressing: Como suas roupas influenciam seu bem-estar Lorena Bueri

Segundo um estudo publicado pelo “Science Daily” em 2012, roupas “Bem cortadas, que realçam a figura e feitas de tecidos brilhantes e bonitos” fazem as mulheres mais felizes, revelando uma conexão entre as cores das vestimentas e o humor.

Dopamine Dressing: Você conhece esse termo?

Dopamine dressing, se traduzido literalmente, significa “vestir-se com dopamina”, é um termo usado para designar o fato de se sentir mais feliz de acordo com a roupa utilizada.

O artigo “Cognição do vestuário”, publicado em 2012 pelo Journal of Experimental Social Psychology afirma que os trajes têm influência em processos biológicos do corpo, interferindo na auto-estima.

O estudo focou no valor simbólico das roupas e na sensação física do uso das peças, para chegar à conclusão, os especialistas realizaram diversos testes, por exemplo: Analisaram dois grupos de pessoas, o primeiro grupo usavam roupas cotidianas, o segundo recebeu batas laboratoriais que foram ditas como sendo “de médico”, ambos os grupos foram submetidos a diversas perguntas, no entanto, o grupo com a bata obteve melhores resultados.

A pesquisa chegou à conclusão que o valor simbólico atribuído a determinada peça de roupa influencia no humor, bem-estar e segurança do indivíduo, sendo assim, vestir roupas socialmente consideradas de alto padrão ou “dignas de respeito” afeta o usuário.


Significado das cores (Foto: Reprodução/ Blog IpsisPro)


O poder das cores

Mas, como aplicar isso no dia a dia?

E aí entra a psicologia das cores, é a área da psicologia que relaciona as cores com a maneira que o cérebro responde diante de informações visuais, fazendo com que as cores gerem diferentes emoções impactando cada indivíduo, dessa forma, ela pode ser utilizada para escolher as cores adequadas para influenciar o bem-estar.

Ela utiliza conhecimentos da teoria das cores, e colorimetria para identificar quais tonalidades o cérebro capta como determinado sentimento, já é bastante usada em Marketing e em um tratamento alternativo conhecido como Cromoterapia, que vale-se das cores para estabelecer a harmonia e equilíbrio do corpo geram sensações de paz e bem-estar.

Com os resultados desta pesquisa, essas ciências podem obter uma nova atribuição, o uso das cores como forma de tratamento de doenças que afetam o humor do paciente.

O gráfico acima pode auxiliar na escolha das cores de acordo com seus significados segundo a Psicologia da Cores.

 

Foto Destaque: Roupas coloridas. Reprodução/ Moda para homens.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo