Money

Dólar aumenta com cautela por conta de pressão de Lula na meta da inflação

Depois do presidente ter declarado que deseja aumento de um ponto na meta de inflação para este ano, o dólar vem avançando com medo das consequências que podem haver para ele

15 Fev 2023 - 10h20 | Atualizado em 15 Fev 2023 - 10h20
Dólar aumenta com cautela por conta de pressão de Lula na meta da inflação Lorena Bueri

A moeda norte-americana concluiu o dia de ontem (14) em alta comparada ao real, isto ocorreu porque o dólar conseguiu reverter as perdas que tiveram no período da manhã do mesmo dia.

Ao mesmo tempo, há investidores que estão temendo as pressões do governo de Lula por conta de mudanças que ocorrem na meta de inflação do Brasil e da diminuição no nível de juros. E isto pode fazer com que o real não avance tão cedo. No momento o dólar está avançado em 0,43%, a R$ 5,19, apesar de ter diminuído em até 0,93% por conta da pressão.

Em sua trajetória tensa de avanço ontem, houve um momento no fim da tarde em que o contrato do futuro da moeda norte-americana subiu 0,68%, a R$ 5,20 em relação ao primeiro vencimento.

Segundo o Forbes, uma notícia divulgada do serviço de notícias Broadcast consta que Lula teria dado o aviso de que quer aumento de um ponto na meta da inflação deste ano e neste processo quer também a diminuição da Selic para um nível perto de 12% até o final deste ano, o presidente deu este aviso à equipe econômica. Esta notícia foi refletida pela piora ocorrida no mercado doméstico na tarde de ontem (14), segundo análise de Hélder Wakabayashi, analista da Toro Investimentos.


O presidente Lula pretende que a meta de inflação deste ano aumente um ponto (Imagem: REUTERS/Adriano Machado/Reprodução: Money Times)


Ontem tivemos um apaziguamento (com Campos Neto) e hoje Lula solta essa frase. Tensionou os ânimos; se um lado jogou panos quentes, falando que não vamos fazer mudanças de teor político, hoje temos isso, estressa”, afirmou Hélder Wakabayashi.

A notícia foi divulgada pelo Broadcast após as reações dos investidores terem sido positivas sobre as falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que se posicionou contra uma eventual flexibilização dos objetivos de inflação do Brasil, na segunda-feira (13) em entrevista e num evento na manhã de ontem (14).

Depois de toda a discussão em torno do possível aumento de inflação, amanhã, quinta-feira (16), haverá a primeira reunião no novo governo do Conselho Monetário Nacional, com participantes do mercado se revelando nada animados com a chance de discutir alterações para aumento das metas de inflação, mesmo elas não sendo botadas em prática já nos próximos dias.

Foto destaque: Representação de aumento do dólar. Reprodução/iStock by Getty Images.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo