Notícias

Documento mostra que indigenista desaparecido comunicou Funai sobre expedição em Terra Indígena

União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) diz que dois homens foram detidos e liberados; Polícia Federal reforça operação de buscas com aeronave

10 Jun 2022 - 15h36 | Atualizado em 10 Jun 2022 - 15h36
Documento mostra que indigenista desaparecido comunicou Funai sobre expedição em Terra Indígena Lorena Bueri

Nesta quarta feira (8), o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier concedeu uma entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) afirmando que o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips não teriam comunicado as entidades sobre a viagem ao Vale do Javari, no Amazonas.

O canal de notícias CNN, teve acesso aos documentos oficiais que apontam que o indigenista cumpriu todos os protocolos de autorização.

Segundo o documento emitido no dia 17 de maio pela Funai, o indigenista Bruno Araújo Pereira foi autorizado a entrar em Terra Indígena e participar de reuniões. O jornalista Dom Phillips não é citado no documento e não teria participado de qualquer atividade no território.

Esta não foi uma missão comunicada à Funai. A Funai não emitiu nenhuma permissão para ingresso. É importante que as pessoas entendam que quando se vai entrar numa área dessas, existe todo um procedimento”, disse Xavier em entrevista a EBC. Porém, a autorização emitida em maio, comprova conhecimento da Funai sobre a expedição.

A autorização prévia da Fundação para ingresso em Terras Indígenas tornou-se um protocolo necessário como parte das medidas sanitárias durante a pandemia da Covid-19 no Brasil.

Embora a autorização possuísse vigência apenas até o dia 30 de maio, o local em que o indigenista e o jornalista foram vistos pela última vez, no dia 5 de junho, não exigia qualquer documentação para acesso.


Mapa da região do Vale do Javari, no Amazonas (Foto: Reprodução/Site Metrópoles)


O jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo Pereira desapareceram em Tabatinga, município amazonense localizado na região da tríplice fronteira. A cidade foi a segunda na qual a Polícia Federal mais instaurou inquéritos policiais (IPL) Por garimpo ilegal no estado do Amazonas na última década.

Em nota a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja) informou que Phillips estava indo para uma localidade, chamada Lago do Jaburu, para entrevistar indígenas e Pereira o acompanhava. De acordo com as entidades, o indigenista é alvo de ameaças de madeireiros e garimpeiros que tentam invadir terras indígenas na região.

 

Foto Destaque: Bruno Araújo e o jornalista Dom Phillips estão desaparecidos desde o último dia cinco. Foto: Reprodução/ Portal G1

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo