Esportes

Do vídeo game para as pistas, Cem Bölükbasi sai das pistas virtuais para as pistas da Fórmula 2

O turco Cem Bölükbasi, piloto de Formula 1 Esports entre 2017 e 2019, chega a principal categoria de acesso da F1 para substituir um dos pilotos brasileiros da equipe Charouz.

3 min de leitura
13 Jan 2022 - 15h33 | Atualizado em 13 Jan 2022 - 15h33

Cem Bölükbasi entrou para a história nessa última quarta-feira (12), quando se tornou tanto o primeiro turco da história quanto o primeiro piloto com passagem pelos Esports a ser piloto da Formula 2. O turco de 23 anos foi contratado pela Charouz Racing System e deve substituir ou Guilherme Samaia ou Enzo Fittipaldi como piloto da equipe.

A equipe ainda não anunciou a saída de nenhum dos brasileiros, mas o mais provável é à saída de Guilherme Samaia, de 25 anos, que terminou a ultima temporada da Fórmula 2 em 24.º colocado  com 0 pontos, e a permanência de Enzo Fittipaldi, de apenas 20 anos, neto do bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi. Caso seja mantido na equipe Enzo disputará sua primeira temporada completa na F2, já que na temporada 2021 o brasileiro disputou apenas 8 corridas e terminou em 20.º com 2 pontos.

Apesar de recém-contratado essa não será a primeira vez que o turco pilota um carro de Formula 2, já que este pilotou o carro da estreante na F2 Van Amersfoort Racing (mesma equipe que o campeão mundial Max Verstappen fez parte durante sua passagem na Formula 3) nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi em 2021.


Cem Bölükbasi no treino de pós-temporada (Divulgação / Van Amersfoort Racing)


Bölükbasi pilotou de 2017 a 2019 na F1 Esports onde foi destaque, já nas pistas ‘reais’ o turco competiu na GT4, Formula Renault como convidado e na Fórmula 3 e  Euroformula Open Championship, e foram seus resultados na Euroformula, pilotando o carro da Van Amersfoort, que o possibilitaram atingir a pontuação necessária para subir de categoria.

A Charouz Racing System terminou a ultima temporada em penúltima colocada no Campeonato de Equipes. Entretanto a equipe se mostra confiante em Bölükbasi “Estamos mais que encantados em receber um piloto brilhante como Cem na nossa equipe da Fórmula 2. Será uma experiência desafiadora e emocionante para ele, mas ele já mostrou que tem os números para aprender rapidamente e ter bons resultados em uma das categorias mais competitivas na base da Fórmula 1. […] Será uma temporada longa com 14 rodadas e isso pode ser algo que ele tome proveito. Na nossa parte, faremos tudo em nosso alcance para oferecer o melhor carro e guiá-lo nesse caminho de aprendizado'', disse o chefe da equipe, Antonín Charouz.

O campeonato de 2022 começa no dia 19 de Março com o GP de Sakhir, em Bahrein.

 

Foto destaque: Cem Bölükbasi recem-contratado como piloto de Formula 2 (Reprodução/Radio Continental)

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo