Moda

Do lixo ao luxo: Peças jogadas no lixo se tornam roupas de luxo em coleção cápsula

Peças resgatadas do Deserto do Atacama se transformaram em uma bela coleção 100% reciclada e orgânica, nos incentivando a mudar o nosso olhar e relação com as roupas

3 min de leitura
13 Set 2022 - 14h29 | Atualizado em 13 Set 2022 - 14h29

No mercado de moda existe um consumo desenfreado. As pessoas compram mais roupas do que realmente precisam, 90% são descartadas muito antes do que deveriam, menos de 1% são recicladas e 73% são queimadas ou acabam em aterros sanitários. O cemitério de roupas no Deserto do Atacama, no Chile, recebe várias toneladas de itens vindos dos Estados Unidos, Europa Ásia.


lixão de roupas no Deserto do Atacama (Foto:Reprodução/Instagram) 


A marca Electrolux é especialista em cuidados com a roupa e preservação do meio ambiente. Através de tecnologias avançadas que tratam e preservam os tecidos, seu objetivo é promover a sustentabilidade, e reduzir pela metade o impacto ambiental previsto até 2030.


coleção roupas recicladas (Foto:Reprodução/Instagram) 


Recentemente a Electrolux se uniu à marca sueca Rave Review para produzir uma coleção cápsula feita com 100% de roupas descartadas no Atacama. A parceria visa resgatar materiais residuais e torná-los belos. Segundo a cofundadora e diretora criativa da Rave Review, Livia Schuck, “Acho que todos nós devemos promover mudanças, de um jeito ou de outro. Quando se fala de moda, cuidar do que já temos é provavelmente a maneira mais prática e fácil para isso.”


coleção roupas recicladas (Foto: Reprodução/Instagram)


As roupas são resgatadas do Deserto do Atacama e levados para Estocolmo. Lá os designers confeccionaram as peças de modo orgânico, utilizando somente os tecidos do deserto. As roupas foram tingidas em tons de roxo e verde, para dar personalidade ao tecido e reforçar a sensação de imperfeição.


coleção roupas recicladas (Foto:Reprodução/Instagaram) 


Essa coleção não está disponível para venda. A iniciativa foi pensada somente para servir como um poderoso estímulo para que as pessoas se conscientizem sobre os cuidados e descartes com as roupas.

O comportamento com nossas roupas gera um enorme impacto no meio ambiente. Com pequenas mudanças individuais, é possível ter um guarda-roupa mais sustentável e reduzir o lixo nos aterros sanitários, reduzindo a nossa pegada de carbono e lançando uma luz para o futuro do nosso planeta.

Foto destaque: Coleção com peças recicladas do lixo. Reprodução/Instagram 

 

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo