No mercado de moda existe um consumo desenfreado. As pessoas compram mais roupas do que realmente precisam, 90% são descartadas muito antes do que deveriam, menos de 1% são recicladas e 73% são queimadas ou acabam em aterros sanitários. O cemitério de roupas no Deserto do Atacama, no Chile, recebe várias toneladas de itens vindos dos Estados Unidos, Europa Ásia.
lixão de roupas no Deserto do Atacama (Foto:Reprodução/Instagram)
A marca Electrolux é especialista em cuidados com a roupa e preservação do meio ambiente. Através de tecnologias avançadas que tratam e preservam os tecidos, seu objetivo é promover a sustentabilidade, e reduzir pela metade o impacto ambiental previsto até 2030.
coleção roupas recicladas (Foto:Reprodução/Instagram)
Recentemente a Electrolux se uniu à marca sueca Rave Review para produzir uma coleção cápsula feita com 100% de roupas descartadas no Atacama. A parceria visa resgatar materiais residuais e torná-los belos. Segundo a cofundadora e diretora criativa da Rave Review, Livia Schuck, “Acho que todos nós devemos promover mudanças, de um jeito ou de outro. Quando se fala de moda, cuidar do que já temos é provavelmente a maneira mais prática e fácil para isso.”
coleção roupas recicladas (Foto: Reprodução/Instagram)
As roupas são resgatadas do Deserto do Atacama e levados para Estocolmo. Lá os designers confeccionaram as peças de modo orgânico, utilizando somente os tecidos do deserto. As roupas foram tingidas em tons de roxo e verde, para dar personalidade ao tecido e reforçar a sensação de imperfeição.
coleção roupas recicladas (Foto:Reprodução/Instagaram)
Essa coleção não está disponível para venda. A iniciativa foi pensada somente para servir como um poderoso estímulo para que as pessoas se conscientizem sobre os cuidados e descartes com as roupas.
O comportamento com nossas roupas gera um enorme impacto no meio ambiente. Com pequenas mudanças individuais, é possível ter um guarda-roupa mais sustentável e reduzir o lixo nos aterros sanitários, reduzindo a nossa pegada de carbono e lançando uma luz para o futuro do nosso planeta.
Foto destaque: Coleção com peças recicladas do lixo. Reprodução/Instagram