O sérvio Novak Djokovic se consagrou campeão do ATP 500 de Astana, no Cazaquistão, após bater o grego Stefanos Tsitsipas, na final do torneio realizada no último domingo (9).
Entretanto, um lance do tenista sérvio virou destaque e viralizou nas redes sociais durante o torneio. Enquanto disputava a semifinal da competição contra o também ex-número 1 do mundo Daniil Medvedev, Djokovic protagonizou um lance que gerou polêmica nas redes e dividiu a opinião de torcedores.
No final do segundo set da partida, após a perda de um ponto longo e muito disputado, o sérvio arremessou a sua raquete de tênis para a torcida, de forma despretensiosa e que logo depois foi devolvida por um torcedor mirim. Mas o lance, que aparentava ter sido comum para o Djoko e para os torcedores ali presentes no estádio, foi visto de outra forma pelo juiz da partida, que advertiu o tenista pela atitude.
Recuerdos de Vietnam para Djokovic al lanzar la raqueta al público... Le dieron un warning pic.twitter.com/6fTtO5rb7H
— Séptimo Game (@Septimo_Game) October 8, 2022
Djokovic jogando a sua raquete para a torcida após perder ponto. Vídeo: Reprodução/Twitter
Após a advertência, Djokovic se revoltou e iniciou uma discussão com o árbitro, o que gerou um momento de tensão na partida.
“Advertido por jogar a raquete ao público? É advertência por jogar? Apenas me diga que sim. Se não é, então por que está me advertindo? É ridículo, sinceramente, é ridículo. Você me diz que não é uma advertência, mas está me dando uma advertência. Se quiser me dar uma advertência, apenas me diga que está me dando uma advertência. Não é para tanto, apenas estou perguntando”.
A atitude do tenista dividiu opiniões na Internet. Enquanto alguns torcedores encararam o lance de forma despretensiosa e engraçada, outros acharam que a atitude de Djoko foi desnecessária, alegando que ele poderia ter machucado alguém com a raquete e que isso seria passível de punição.
Vale lembrar que Djokovic já foi punido anteriormente durante uma partida de tênis. A ocasião aconteceu durante o US Open, em setembro de 2020, no qual o tenista sérvio acertou uma bolada em uma juíza de linha, após ter perdido um game de saque no jogo.
Foto Destaque: Djokovic levantando troféu em Astana no Cazaquistão. Reprodução/Bolamarela.