Moda

Diversidade faz parte da alta-costura da Valentino e Jean Paul Gaultier

A coleção de Valentino de verão 2022, Anatomia da Alta-Costura, foi produzida com o casting mais diverso possível. Um dos focos da criação foi evidenciar e valorizar os diversos formatos de corpos.

29 Jan 2022 - 10h54 | Atualizado em 29 Jan 2022 - 10h54
Diversidade faz parte da alta-costura da Valentino e Jean Paul Gaultier Lorena Bueri

Intitulada como Anatomia da Alta-Costura, a coleção de verão 2022 da marca italiana Valentino, incluiu em seu desfile, dez modelos com  idades, medidas e biotipos diversos. Visando trazer outro panorama para a coleção, as roupas não foram pensadas e criadas baseadas no mesmo padrão, como funciona com a maior parte do universo da moda. Mesmo que ainda seja um passo pequeno para derrubar esse estereótipo da perfeição, já é uma mudança de paradigma bastante desejada, justamente pelo fato de ser apresentada por uma marca de renome mundial.

Na coleção, os looks também foram mais diferentes do usual que aparecem nas passarelas, como visuais extravagantes e cheios de babados. Logo, a maioria das vestimentas foi compostas por peças de alfaiataria, como calças e camisas. Basicamente, as referências da criação se sucederam a partir dos estilos mais contemporâneos - essencialmente do meio do século 20 - e de peças mais práticas e cotidianas, fáceis de encontrar no guarda-roupa.



Além disso, a pele foi um dos detalhes que fizeram parte do visual, aparecendo em recortes mais ousados e comprimentos mais curtos. Acima de tudo, a proposta é evidenciar o corpo, seja o formato que for. A seda também foi uma das escolhas nas produções dos looks, dado que a maleabilidade do tecido, ajuda a marcar e envolver melhor o corpo.

Ademais, o casting usado para demonstrar a coleção verão 2022 da Valentino, foi um enorme sucesso e um dos destaques da semana de moda. Entretanto, a marca não foi a única a evidenciar a diversidade na alta-costura. O estilista Jean Paul Gaultier também foi um dos que derrubou alguns padrões estéticos através de suas roupas, inclusive foi denominado como enfant terrible - termo francês para designar uma criança famosa por dizer coisas embaraçosas aos adultos. Em suma, o corpo, sexo e sexualidade são as temáticas principais no seu trabalho.

 

Foto Destaque: Valentino alta-costura verão 2022. Reprodução/ELLE

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo