A coleção de inverno 2023 da grife de alta-costura Dior foi inspirada nas diversas interpretações da árvore da vida, símbolo que liga o céu à Terra, e no trabalho da artista ucraniana Olesia Trofymenko. Para a representação, foi utilizado pinturas e bordados no cenário e nas roupas da campanha, com inspiração em galhos e raízes.
Coleção Dior (Foto: Reprodução/WWD)
A diretora de criação da Dior, Maria Grazia Chiuri, criou uma coleção artesanal baseada nos códigos da maison, mas apostando nos trabalhos manuais e no discurso feminista. Outro tema que está presente nesta campanha é o folclore, que segundo a marca, “firma entre todas as culturas um diálogo aberto”.
Coleção Dior (Foto:Reprodução/WWD)
O cenário lúdico foi elaborado por Olesia, que se inspirou nas paisagens da Ucrânia e nas características do folclore eslavo. Apesar dos tempos de guerra e de reflexão, o clima foi poético. Intitulada de ‘The Flow’, a decoração traduz um hino à vida, ao renascimento e à alegria. Os bordados e os trabalhos manuais lotaram o cenário da sala de desfile com as representações da árvore da vida.
cenário da Dior (Foto:Reprodução/Divulgação)
A trama da coleção apresenta um trabalho todo delicado de faixas nas cinturas dos vestidos e das saias, dando um novo ar para os looks clássicos da Dior. Os casacos da temporada foram incrementados com bordados, aplicações de rendas e tecidos texturizados.
Coleção Dior (Foto:Reprodução/WWD)
A composição das rendas uniu aspectos da atemporalidade com os modelos de inspiração medieval, criando roupas com visuais dramáticos. Os tecidos foram compostos por diversas texturas, cores e combinações diferentes.
Os vestidos da coleção são modelos estruturados com corpetes de alça fina e com decote arredondado. O principal truque de styling do desfile foram as sobreposições feitas com camisas e blusas transparentes. Algumas peças demoraram meses para serem confeccionadas, e o resultados foram vestidos que parecem uma verdadeira obra de arte.
Coleção Dior (Foto:Reprodução/WWD)
O grande protagonista da coleção foram os bordados, que estão presentes em peças inteiras com um toque discreto. O patchwork elaborado pela Dior une materiais de diferentes cores, além de diversas texturas e técnicas. E dessa vez, os drapeados tiveram formatos diferentes, em espécies de sulcos ao longo da peça, dando novos ares na costura da marca.
Coleção Dior (Foto: Reprodução/WWD)
Uma característica que marcou o desfile da coleção de inverno 2023 da Dior foi a continuidade. Na construção dos looks, os calçados foram combinados com os vestidos, com a mesma cor e os mesmos detalhes.
As coleções da Dior sempre contam com peças encantadoras e de criação inovadora, que são verdadeiros sonhos de consumo.
Foto destaque: Coleção Dior. Reprodução/WWD