Notícias

Dina Boluarte propõe antecipação de eleições gerais no Peru

Dina Boluarte, atual presidente do Peru, anunciou que vai propor a antecipação das eleições gerais do Peru. Em resposta, Pedro Castillo divulgou uma carta em que a chama de usurpadora.

12 Dez 2022 - 21h50 | Atualizado em 12 Dez 2022 - 21h50
Dina Boluarte propõe antecipação de eleições gerais no Peru Lorena Bueri

Com o país em uma situação tensa, a atual presidente do Peru, Dina Boluarte, anunciou que vai propor a antecipação das eleições gerais para 2024.

Desde o fracasso da tentativa do ex-presidente Pedro Castillo de dar um golpe ao anunciar a dissolução do parlamento, o Peru vem passado por uma onda de protestos, greves, bloqueios de estradas e até mesmo a ocupação de um aeroporto na cidade de Arequipa. Os quais resultaram em duas mortes de jovens, segundo autoridades.

Dina Boluarte, a vice-presidente de Pedro Castillo, assumiu o poder nesta quarta-feira (7), mas a sua posse não pareceu acalmar muito os ânimos e os protestos ainda continuam. Muito porque boa parte dos manifestantes são pró-Castillo, os quais alegam ter sofrido um golpe da direita e exigem as eleições gerais diretas imediatamente.

Dina Boluarte deve ficar no cargo até 2026, caso a antecipação das eleições seja negada.


Pedro Castillo está atualmente preso, após tentar dissolver o Parlamento no Peru. (Reprodução/Twitter)


Já Pedro Castillo, mesmo estando preso desde semana passada, divulgou uma carta nesta segunda-feira (12) endereçada ao “querido povo peruano grandioso e paciente”, onde ele ataca a atual presidente do Peru Dina Boluarte e a tentativa de antecipar as eleições.

“Eu Pedro Castillo, o mesmo que há 16 meses foi eleito por todos vocês para servir como presidente constitucional da República.

Falo com vocês do momento mais difícil de meu governo, humilhado, incomunicável, maltratado e sequestrado, mas, ainda assim, envolvido pela confiança e luta de vocês, o povo soberano, mas também infundido pelos espíritos dos nossos ancestrais.

Falo para reiterar que sou incondicionalmente fiel ao mandato popular e constitucional que detenho para presidente e não renunciarei ou abandonarei minhas altas e sagradas funções.

O que foi dito por uma usurpadora não passa de jogo sujo e baboseira de uma direita golpista. Portanto, o povo não deve cair no jogo sujo das novas eleições.

Basta de abusos!

Assembleia constitucional agora!

Liberdade imediatamente!”

 

Foto em destaque: Dina Boluarte atual presidente do Peru. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo