Beleza

Diga adeus às rugas: conheçam os tipos e suas causas

Conheça as causas e diferentes tipos de rugas que surgem pela perda de elasticidade e colágeno, quem em alguns casos surgem pelo movimento repentino nas expressões faciais.

03 Ago 2022 - 19h19 | Atualizado em 03 Ago 2022 - 19h19
Diga adeus às rugas: conheçam os tipos e suas causas Lorena Bueri

As rugas aparecem devido a perda de elasticidade da pele, ou seja, colágeno, estando também relacionadas às expressões, quanto mais movimento se faz, maior será a perda. Por isso, o melhor caminho é a prevenção.

Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia explica que temos três principais tipos de rugas, as de dinâmica, as estáticas e as gravitacionais, e elas tendem a aparecer devido à perda dessa matriz estrutural da pele. Elas de toda forma, possuem tratamentos. O início são as linhas de expressões que vão aparecendo na face, por termos diversos músculos no rosto, o mecanismo repetitivo das expressões, levam as rugas.

Já as rugas dinâmicas, ocorre quando a pele enruga, quando ocorre assim uma contração muscular. Com o passar dos anos, esse movimento repentino promove uma fratura dérmica que, independentemente do que aconteça, a ruga já se torna mais evidente dando o surgimento as rugas estáticas.


Diferentes tipos de rugas.(Foto/Reprodução: claudia.abril)


Ainda se tem rugas finas que estão relacionadas com a perda das estruturas da pele,e a redução de colágeno. Fazendo com que tenha um aspecto craquelado da pele, que nada mais é, que rugas de expressão.

Essas rugas gravitacionais podem demarcar fortemente a pele e estão relacionadas com a perda de estrutura de diversas partes da pele. Quando se tem uma flacidez da camada muscular e epiderme, a médica explica que são rugas relacionadas principalmente com a flacidez. 

A especialista destaca que uma ruga pode ser considerada profunda quando atinge a derme profunda, sendo mais comum em peles maduras, já as rugas de expressão já se é possível notar aos 20 e poucos anos, se agravando com o tempo. E afirma que são tratadas em alguns casos com a aplicação de bioestimuladores de colágeno injetáveis.

A prevenção é a melhor aliada, fazendo o uso de toxina botulínica com duas a três vezes por anos e uso contínuo de protetor solar. Alguns médicos indicam um protocolo preventivo mas vale lembrar que é fundamental respeitar o início por volta dos 27 anos.

 

Foto/Destaque: Veja maneiras de combater as rugas. Reprodução: somosmamas

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo