As rugas aparecem devido a perda de elasticidade da pele, ou seja, colágeno, estando também relacionadas às expressões, quanto mais movimento se faz, maior será a perda. Por isso, o melhor caminho é a prevenção.
Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia explica que temos três principais tipos de rugas, as de dinâmica, as estáticas e as gravitacionais, e elas tendem a aparecer devido à perda dessa matriz estrutural da pele. Elas de toda forma, possuem tratamentos. O início são as linhas de expressões que vão aparecendo na face, por termos diversos músculos no rosto, o mecanismo repetitivo das expressões, levam as rugas.
Já as rugas dinâmicas, ocorre quando a pele enruga, quando ocorre assim uma contração muscular. Com o passar dos anos, esse movimento repentino promove uma fratura dérmica que, independentemente do que aconteça, a ruga já se torna mais evidente dando o surgimento as rugas estáticas.
Diferentes tipos de rugas.(Foto/Reprodução: claudia.abril)
Ainda se tem rugas finas que estão relacionadas com a perda das estruturas da pele,e a redução de colágeno. Fazendo com que tenha um aspecto craquelado da pele, que nada mais é, que rugas de expressão.
Essas rugas gravitacionais podem demarcar fortemente a pele e estão relacionadas com a perda de estrutura de diversas partes da pele. Quando se tem uma flacidez da camada muscular e epiderme, a médica explica que são rugas relacionadas principalmente com a flacidez.
A especialista destaca que uma ruga pode ser considerada profunda quando atinge a derme profunda, sendo mais comum em peles maduras, já as rugas de expressão já se é possível notar aos 20 e poucos anos, se agravando com o tempo. E afirma que são tratadas em alguns casos com a aplicação de bioestimuladores de colágeno injetáveis.
A prevenção é a melhor aliada, fazendo o uso de toxina botulínica com duas a três vezes por anos e uso contínuo de protetor solar. Alguns médicos indicam um protocolo preventivo mas vale lembrar que é fundamental respeitar o início por volta dos 27 anos.
Foto/Destaque: Veja maneiras de combater as rugas. Reprodução: somosmamas