Bem Estar

Dietas da Moda Para Emagrecer Funcionam? Veja se Deve ou não Segui-las

06 Mar 2023 - 18h10 | Atualizado em 06 Mar 2023 - 18h10
Dietas da Moda Para Emagrecer Funcionam? Veja se Deve ou não Segui-las Lorena Bueri

As dietas da moda são regimes alimentares que prometem perda de peso rápida e fácil, muitas vezes sem a orientação de um profissional da área da saúde, que se tornam populares por um período antes de serem substituídas por outra dieta da moda.

Embora essas dietas possam proporcionar uma perda de peso inicial rápida, muitas vezes elas são desequilibradas e podem ser prejudiciais à saúde. Alguns exemplos de dietas da moda incluem a dieta da sopa, a dieta da lua, a dieta do limão, a dieta do tipo sanguíneo, a dieta da proteína, a dieta do jejum intermitente, entre outras.

A nutricionista Cris Ribas Esperança explica que é importante entender que não existe uma dieta universalmente ideal, pois as necessidades nutricionais variam de acordo com cada organismo, faixa etária e objetivo em questão. Além disso, as dietas da moda muitas vezes são extremas e restritivas, podendo levar a deficiências nutricionais e a efeitos colaterais negativos, como fadiga, tontura, constipação, alterações de humor e desequilíbrios hormonais.

Uma restrição alimentar pode levar a um comportamento compulsivo, o que é atualmente estudado na área de nutrição e existem especialistas que tratam desse problema. Além disso, a compulsão alimentar pode afetar negativamente a qualidade de vida e o bem-estar psicológico das pessoas. Compreender as causas e os tratamentos para esse comportamento é essencial para ajudar as pessoas a lidar com esses problemas e promover hábitos alimentares saudáveis e equilibrados.

“Por isso, é recomendado que a mudança na alimentação seja feita de forma gradual e com o acompanhamento de um profissional da área da saúde, como um nutricionista. O mais importante é saber comer e não parar de comer. Uma dieta equilibrada e saudável deve incluir uma variedade de alimentos, como frutas, legumes, cereais integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, e deve ser adaptada às necessidades de cada pessoa.” diz Cris Ribas Esperança.

Por que eu não devo seguir dietas da moda?

As dietas da moda muitas vezes são caracterizadas pela restrição calórica severa e pelo consumo excessivo de um ou alguns tipos específicos de alimentos, o que pode levar a deficiências nutricionais, como a falta de vitaminas, minerais e fibras.

• Algumas dietas da moda também envolvem o uso de suplementos alimentares, que podem ser desnecessários ou até mesmo, prejudiciais à saúde se utilizados de forma inadequada. Além de muitas outras informações erradas que não passam de achismos.

• O efeito "yo-yo" ou “efeito sanfona” é um problema comum associado às dietas da moda. Isso ocorre quando o indivíduo perde peso rapidamente com uma dieta extrema, mas assim que volta a sua alimentação normal, acaba recuperando todo o peso perdido (e muitas vezes até mais).

• As dietas da moda podem ter efeitos negativos na saúde mental, pois podem criar uma relação pouco saudável com a comida e com o próprio corpo. Além disso, podem levar a transtornos alimentares, como a anorexia e a bulimia.

• Algumas dietas da moda, como a dieta do limão e a dieta da sopa, podem ser perigosas para a saúde, pois envolvem uma ingestão muito baixa de calorias e nutrientes, podendo causar desidratação, tonturas, fraqueza muscular, entre outros sintomas.

• Vale lembrar que a alimentação saudável é um estilo de vida e não uma dieta temporária. É importante ter hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, que possam ser mantidos a longo prazo, sem colocar em risco a saúde.

“É importante ter cautela com as dietas da moda e buscar orientação profissional antes de aderir a qualquer regime alimentar, para garantir que a alimentação seja saudável e sustentável a longo prazo, promovendo a saúde e o bem-estar geral. É preciso entender o que funciona para você, pois um estilo de vida saudável precisar ser sustentável.” Finaliza Cris Ribas Esperança.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo