Bem Estar

Dieta vegetariana é aliada no combate contra o câncer colorretal

Estudo realizado pela Universidade Kyung Hee e divulgado pela revista BMC Medicine afirma que a dieta vegetariana saudável é uma forte aliada contra o câncer colorretal.

3 min de leitura
02 Dez 2022 - 21h58 | Atualizado em 02 Dez 2022 - 21h58

Um estudo realizado recentemente pela Universidade Kyung Hee e publicado pela revista científica BMC Medicine, na Coreia do Sul, apontam que uma dieta com vegetais, grãos integrais, legumes, pobre em grão refinados, sucos de frutas e açúcares adicionados estão associados a um risco menor de câncer colorretal nos homens.


Dieta vegetariana saudável. Foto: Reprodução: Nutritotal Pro

 


 “O câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum em todo o mundo, e o risco de desenvolver câncer colorretal ao longo da vida é de um em 23 para homens e um em 25 para mulheres. Embora pesquisas anteriores tenham sugerido que dietas a base de plantas podem desempenhar um papel na prevenção do câncer colorretal, o impacto da qualidade nutricional dos alimentos vegetais nessa associação não é claro. Nossas descobertas sugerem que uma dieta saudável a base de plantas está associada a um risco reduzido de câncer colorretal”, afirma Jihye Kim, autor do estudo.

Os pesquisadores analisaram dados de 79.952 homens e 93.475 mulheres para chegarem a uma conclusão, os mesmos foram selecionados nos Estados Unidos para o Multiethnic Cohort Study nos anos de 1993 a 1996. Os participantes do gênero masculino possuíam, em média, 60 anos e as participantes do gênero feminino, uma média de 59 anos no período do estudo.

Os alimentos e bebidas ingeridos no ano anterior foram relatados pelos selecionados para serem avaliados. Os grupos de alimentos foram classificados como vegetais bons (grãos integrais, frutas, óleos vegetais, nozes, leguminosas), alimentos vegetais menos saudáveis (grãos refinados, suco de frutas, batatas, açúcares adicionados) e alimentos de origem animal (gordura animal, laticínios, ovos, peixes e carne). Também foram avaliados fatore como idade, níveis de atividade física, histórico familiar, consumo de álcool. Ao todo, 4.976 dos participantes obteve câncer colorretal durante o estudo.

Como os homens tendem a ter um risco maior de câncer colorretal do que as mulheres, propomos que isso poderia ajudar a explicar por que comer maiores quantidades de alimentos saudáveis a base de plantas foi associada a redução do risco de câncer colorretal nos homens, mas não em mulheres”, disse Kim.

Entre os fatores que tornam o estudo limitado estão: o fato de se tratar de um estudo observacional que não permite confirmara relação de causa e consequência entre os alimentos e o câncer; e que outros alimentos que podem afetar esse risco não foram analisados.

 

Foto Destaque: Dieta vegetariana reduz em 22% risco de câncer colorretal. Reprodução: Tenda Atacado

 

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo