Moda

Dicas sobre tecidos para se usar em dias quentes

Permanecer bem vestida em momentos ensolarados é possível, basta optar por tecidos frescos e leves, que permitam seu corpo ter contato com o ar de forma mais fácil.

29 Jan 2023 - 19h30 | Atualizado em 29 Jan 2023 - 19h30
Dicas sobre tecidos para se usar em dias quentes Lorena Bueri

Entre as vantagens de pensar em tecidos para os dias quentes está a possibilidade de ter peças que podem ajudar na evaporação do suor, permitindo a circulação do ar pelo corpo e evitando que o calor externo seja absorvido ou retido à pele. Inclinamo-nos a transpirar mais no verão, portanto, as roupas precisam ser feitas com tecidos aerados evitando a proliferação de fungos e bactérias, garantindo higiene e leveza.

Tecidos sintéticos como poliéster, por mais finos e fluidos que sejam, são permeáveis insuficientemente e retêm calor, expandindo a sensação de abafamento e transpiração. Já tecidos de fibras naturais, como linho, é altamente respirável. Algodão e viscose são consideradas as mais frescas, pois são matérias-primas naturais, provenientes de plantas, algodoeiro e visco da árvore, ajudam a esquentar menos.

Como transpiramos muito em dias quentes, os tecidos precisam absorver a umidade, deixando a pele respirar sob as fibras. Opções não faltam, como linho, algodão, tricoline, viscose, renda e seda estão entre os melhores tecidos para dias quentes, como no verão.


Casal com roupas de algodão e viscose na praia (Foto: Reprodução/ Leeloo Thefirst/ Pexels)


Dentre as fibras naturais, existem o algodão, cânhamo, lã, seda, linho, juta, coco, sisal, malva, abacá, coroá e o rami. Sempre temos a leve propensão em optar pelo linho e a renda quando o quesito é não passar calor, permitindo que a pele respire e transpire menos. Contudo, existem vários outros tecidos, veja seus nomes e qual pode ser a melhor opção.

Viscose, além de leve, fluida, é composta por fibras artificiais, que absorve a umidade, o suor e o calor. Servindo para mulheres que buscam elegância e casualidade. O linho é usado há séculos, é um tecido derivado de plantas herbáceas, que permite que o calor escape do corpo. Além se ser leve, macio e fresco, possui alta durabilidade. Indicado para visuais clássicos e modernos, tanto para mulheres como para homens.

A seda é um dos tecidos favoritos pelo público, segundo especialistas, para os dias mais quentes. A seda possui um toque fresco e caimento delicado, possuindo um custo um tanto elevado por ter uma fabricação difícil.  Todavia apresenta alta durabilidade assim como o lindo se bem cuidado. Este tecido nobre é perfeito para situações mais formais. 


Homem com roupa de linho na praia (Foto: reprodução/ Lokman Sevim/ Pexels)


Já a renda, possuem aberturas que permitem que o ar entre e saia sem grandes obstáculos. Servindo para ocasiões mais tradicionais, mas também pode ser usado em piscinas e praias. O algodão é um dos tecidos mais usados pelos ocidentais durante o verão, segundo estilistas. Feito de fibra natural, possibilita a existências de fixas de ar e a circulação do mesmo, permitindo que as áreas úmidas do corpo fiquem secas. Macio, versátil e confortável, servindo para todas as estações e ocasiões.

Existe também o tricoline, um tecido que é feito de base de 90% poliéster e 10% algodão. Sua fibra natural e matéria-prima frescos e leves é o suficiente para trazer excelentes resultados de custo-benefício para o cliente e para o consumidor. Atende a um mercado cada vez mais sofisticado, principalmente relacionado as camisetas masculinas. Por último tem um tecido pouco conhecido, o chambray, que também é uma fibra natural de algodão. Um tecido jeans, mas sua espessura é leve e ideal para temperaturas altas.

 

Foto destaque: Escolhendo roupas para o verão. Reprodução/ Ksenia Chernaya/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo