Beleza

Dicas para cuidar da pele oleosas no verão

A estação mais quente do ano está se aproximando, e trouxemos algumas dicas que podem ajudar a controlar a pele oleosa nesses dias, mantendo um aspecto melhor na cútis.

18 Nov 2022 - 15h30 | Atualizado em 18 Nov 2022 - 15h30
Dicas para cuidar da pele oleosas no verão Lorena Bueri

Com a chegada do verão, as altas temperaturas podem trazer algumas consequências, como suor excessivo ou aumento da produção do sebo, que pode ser mais intenso para as pessoas que possuem pele oleosa. A grande quantidade de oleosidade, além de ser uma sensação desagradável, deixa a pele fica com aspecto brilhoso, além de dificultar a fixação e o uso de maquiagem, entopir os poros e a possibilidade de causar acne.

A estação não é uma das melhores para a pele oleosa, porém é possível aproveitar os dias ensolarados e quentes, mantendo a saúde da cútis, com alguns ajustes na rotina de cuidados diários.

Confira algumas dicas que podem te ajudar a manter a pele com um aspecto melhor nesse verão.

Evite lavar o rosto muitas vezes


Dicas para cuidar da pele oleosas no verão (Foto:Reprodução/Pinterest)


Por mais que a vontade de lavar o rosto durante o dia, por diversas vezes, seja grande, esse ato em exceção pode gerar um efeito contrário, aumentando mais a produção de sebo, “Isso pode vir acontecer, porque toda vez que lavamos o rosto com água, ele tende a ressecar, fazendo com que o corpo produza óleos para manter a sua hidratação”, relata Dra. Monaliza Nunes, dermatologista. “Uma boa opção é usar lenços antibrilhos, que removem o excesso de oleosidade sem deixar o ressecamento na pele”, completa a dermatologista. A recomendação para a limpeza da pele, é que seja feita duas vezes ao dia, na hora em que acordar e à noite, antes de dormir.

Não esqueça de hidratar a pele


Dicas para cuidar da pele oleosas no verão (Foto:Reprodução/Pinterest)


Para ajudar a combater a produção de sebo em excesso, é essencial manter a hidratação da pele oleosa. Assim, evita que as glândulas sebáceas produzam mais óleos para manter a hidratação da pele quando ela estiver com aspecto seco. A rotina, deve ser feita com produtos certos para skincare, é uma grande aliada nesse processo.

Utilize um tônico facial


Dicas para cuidar da pele oleosas no verão (Foto:Reprodução/Pinterest)


Um dos produtos mais aliados à pele oleosa é o tônico facial. Após a rotina de lavar o rosto, a aplicação de algumas gotas desse produto mantém a pele limpa sem ressecar, fecha os poros, ajuda a pele equilibrando o seu pH, estimula a renovação celular, além de preparar a pele para o próximo ativo que deve ser utilizado. “Para a pele oleosa, produtos com ácido salicílico, glicólico ou lático, são os mais recomendados”, avisa a dermatologista.

Faça uma esfoliação


Dicas para cuidar da pele oleosas no verão (Foto:Reprodução/Pinterest)


Uma das partes importante de skincare é a esfoliação, que ajuda a estimular a renovação celular, remover células mortas e impurezas da pele, fazendo com que diminua a aparição de cravos e espinhas. Porém, para a pele oleosa, o excesso de esfoliação pode surtir efeito contrário, prejudicando a camada protetora da pele, fazendo com que produza mais sebo.

Aposte em máscaras faciais


Dicas para cuidar da pele oleosas no verão (Foto:Reprodução/Pinterest)


As máscaras trazem diversos benefícios para a pele, que podem ser sentidos de maneira imediata. O indicado é usar duas vezes na semana, já que trazem ativos concentrados. Vale apostar em opções para acalmar e hidratar a pele.

Use protetor solar com cor


Dicas para cuidar da pele oleosas no verão (Foto:Reprodução/Pinterest)


Com os dias de calor, a redução de maquiagem é uma boa opção, principalmente a base, que acaba obstruindo os poros. Uma dica para substituir a base é escolher um protetor solar com cor, além de otimizar a rotina, mantém a pele protegida.

Base livre de óleos

Escolher um produto livre de óleos e resistente à água é uma escolha para quem não deixa de usar a base diariamente.

Preste atenção na alimentação


Dicas para cuidar da pele oleosas no verão (Foto:Reprodução/Pinterest)


Comidas mais leves, sem frituras, e beber bastante água, influencia muito na saúde da pele. Alimentos como cenoura, melão e espinafre, podem ser um grande aliado da pele oleosa, pois ajuda a controlar o sebo.

Consulte um dermatologista para a indicação de produtos corretos para seu tipo de pele.

 

FotoDestaque:Dicas para cuidar da pele oleosas no verão:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo