Moda

Dicas de livros para entender o mundo da alta costura

O mundo da moda com o passar dos anos sofreu lastimáveis erros e perca de bom senso, principalmente atualmente. Mas nem sempre foi assim, as roupas já tiveram qualidade distinta, graça e polidez.

26 Jan 2023 - 18h20 | Atualizado em 26 Jan 2023 - 18h20
Dicas de livros para entender o mundo da alta costura Lorena Bueri

Com o passar dos anos o mundo da alta-costura mudou muito. Cada século que se passou uma roupa diferente da outra, estilos elegantes e alguns peculiares que hoje consideramos enfadonhos, mas que na época era moda. Existem muitos estilos vanguardistas que vemos hoje em diferentes estilistas que permanecem com a essência de estilo, classe e bom gosto.

Nota-se claramente a partir de filmes, livros e pinturas que os estilos medievais, vitorianos, renascentistas, barrocos, até a era da Revolução Industrial que mudança drástica datada de cada época, o que podemos notar as diferenças hoje, o mundo glamoroso da alta-costura era notável e buscado por todos, até pelos mais humildes. Com o aparecimento da revolução Industrial tudo isso mudou.

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que se início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII, o que acabou se espalhando pelo mundo, causando grandes transformações. Garantindo o surgimento da indústria e consolidando o processo de formação do capitalismo.

Ocorreram algumas vantagens, mas a qualidade de peças não foi uma delas e tampouco a troca de mão de obra por máquinas, o que foi uma lástima, fazendo com que muitos ainda atualmente percam seus empregos. Alguns fatos históricos tendem a enfatizar que a revolução Industrial foi somente benéfica para a humanidade, o que de fato é um mito, ainda usado por grandes fabricantes para o abuso e disponibilidades da mão de obra barata ou escrava.

Surgimento das grandes cidades, problemas de ordem social, superpopulação, aumento de doenças, desemprego. Claro que teve avanços no setor da saúde que possibilitaram melhorias na qualidade de vida da população, essa foi uma das poucas vantagens conhecidas, estudadas e não banalizadas.

O objetivo da revolução industrial, basicamente era de aumentar as rendas, tendo como exemplo a burguesia que enriquecia com suas atividades financeiras e comerciais. O que de fato ocorreu sendo banalizada por muitos. A pós-revolução teve como mudanças principais a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado e continuou com a exploração do trabalho.

A Revolução Industrial fez com que surgisse o setor de negócios da moda, que vive hoje momento de grande ebulição. Hoje em dia a indústria da moda incorporou parte da diferenciação, mas a profissão de costureira se mante. Existem inúmeras pessoas que, por vários motivos, não renunciam a suas roupas feitas sob medida por esta profissional.


História da Moda (Vídeo: Reprodução/ Modista do desterro/ YouTube)


Além da oportunidade de montar um ateliê, para fazer roupas sob medida, o costureiro tem a chance de se empregar em confecções de diversos tamanho. O setor têxtil e de confecções é reconhecido como um dos grandes geradores de empregos nacional.

Estilistas vanguardistas cobravam alto pelo seu trabalho, entretanto faziam a roupa a mão, com peças de qualidade. O que não vemos atualmente, o valor da etiqueta é o que condiz com o valor e a qualidade é questionável, nem todos podem se vestir bem o que acabam indo para o varejo e o estilo elegante da alta-costura acaba se esvaindo por cópias baratas e qualidade inferior.

Hoje existem muitos estilos diferentes, vintage, clássico, casual, esportivos, retrô, glam, boho e o moderno, dentre outros. Para ajudar, segue uma lista de livros de moda através dos anos, mostrando como a moda ajudou a moldar várias época e estilos diversos através dos anos. Livros usados no mundo todo como referência. Alguns deles, mesmo sendo usados em Universidades, não existe a tradução para a língua portuguesa.

Outra dica, evite comprar estes livros pela internet em sites como a Amazon, opte por sebos e livrarias da sua cidade, caso não ache, faça uma busca no enjoei. Livros usados são vendidos a preço de custo e muitas vezes estão novos.

La mode du XIXe siècle en images (escrito por/by) Guénolée Milleret;
The Fashion Chronicles: The Style Stories of History’s Best Dressed  (escrito por/by) Amber Butchart;
História social da moda  (escrito por/by) Daniela Calanca;
Inside The Royal Wardrobe: A Dress History of Queen Alexandra (escrito por/by) Kate Strasdin;
Tudor Fashion: Dress at Court (escrito por/by) Eleri Lynn;
Cronologia da moda (escrito por/by) N.J. Stevenson;
The V&A Museum;
How To Read A Dress (escrito por/by) Lydia Edwards;
How To Read A Suit (escrito por/by) Lydia Edwards;
The Wedding Dress: 300 Years of Bridal Fashion - V&A (Existe uma opção online grátis);
História do vestuário (escrito por/by) Carl Kohler;
The Way We Wed: A Global History Of Wedding Fashion (escrito por/by) Kimberly Chrisman-Campbell;
Reading Fashion In Art (escrito por/by) Ingrid E. Mida;
Barbie: 60 years of inspiration (escrito por/by) Ruth Handler;
A história mundial da roupa (escrito por/by) Patricia Rieff Anawalt;
Le Bouquin de la mode (escrito por/by) Olivier Saillard;
Haute couture, histoire de l’industrie de la création française De Guénolée Milleret (EYROLLES).

 

Foto destaque: Modelos lendo sobre moda. Reprodução/ Mélody Thomas/ Marie Claire Magazine FR

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo