Empreendedorismo

Dicas de como pagar com cartão de crédito os fornecedores a prazo

O cartão de crédito e o pagamento de fornecedores a prazo, têm sido as modalidades de financiamento mais usadas pelos donos de pequenos negócios no país nos últimos meses.

19 Jan 2023 - 16h30 | Atualizado em 19 Jan 2023 - 16h30
Dicas de como pagar com cartão de crédito os fornecedores a prazo Lorena Bueri

Para financiar pequenos negócios, empreendedores usam cartão de crédito para pagar fornecedores a prazo, sendo as duas modalidades de financiamento mais usadas pelos donos de pequenos negócios no país, cerca de 50% dos empreendedores estão fazendo o uso destas opções.

Estudo feito pelo Sebrae mostra que empréstimos, cheque especial em bancos privados e públicos, pagamento com cheque pré-datado e cooperativas de crédito somados não alcançam a 30% das opções feitas por empreendedores na hora de procurar recursos para financiar o negócio.

Alguns dos meios usados por empreendedores para financiamento são: crédito para capital de giro, empréstimo com garantia, peer to peer, antecipação de recebíveis, microcrédito, cooperativas de crédito e crédito para empresas BNDES.

Neste meio tempo em que o pagamento de fornecedores a prazo representava a principal fonte de financiamento dos pequenos negócios, chegou a ser citado por 67% dos empreendedores em 2015, agora é o cartão de crédito que estampa como modalidade mais usada, sendo de 34%.


O uso do cartão de crédito (Vídeo: Reprodução/O Primo Rico/YouTube)


A pesquisa feita pelo SEBRAE mostra que o cartão de crédito é utilizado por 36% dos microempreendedores individuais, 27% das empresas de pequeno porte e 29% das microempresas. O pagamento de fornecedores a prazo é praticado por 14% dos MEI, 15% dos pequenos negócios e 21% das microempresas.

Fontes de financiamento das MPE:

Pagamento com cheque pré-datado: 4%;

Empréstimos em bancos privados: 5%;

Empréstimo de amigos e familiares: 9%;

Cheque especial: 9%;

Pagamento de fornecedores a prazo: 16%;

Cartão de crédito: 34%.

Uso do Cartão de crédito:

EPP: 27%;

ME: 29%;

MEI: 36%;

Pagamentos de fornecedores a prazo:

MEI: 14%;

EPP: 15%;

ME:  21%.

Como conseguir linha de crédito para a sua empresa, algumas dicas simples: elabore um plano de negócios (Business Plan), identifique as necessidades da empresa, analise os fatores de restrição, pesquise a melhor instituição financeira e por último efetue o pedido do empréstimo. Crédito funciona como um empréstimo pessoal de forma habitual, sendo que uma linha de crédito adicional é associada ao seu cartão, entretanto sem comprometer o seu limite de crédito.

Todavia, apesar da facilidade de contratação, é preciso estar atento às taxas de juros praticadas em tal modalidade.

 

Foto destaque: Pagando o fornecedor - Reprodução/energepic.com/Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo