Empreendedorismo

Dicas de como notar os insights de burnout e tentar remedia-los

Esse distúrbio mental de esgotamento, está ligado a tensão emocional, estresse crônico e psicológico gerados no ambiente de trabalho, procure ajuda, existem excelentes médicos na aérea como psicólogos.

26 Mar 2023 - 20h30 | Atualizado em 26 Mar 2023 - 20h30
Dicas de como notar os insights de burnout e tentar remedia-los Lorena Bueri

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é uma doença emocional com sintomas de estresse, exaustão extrema, cansaço físico resultante de situações de trabalho fatigante, que demanda muita competitividade ou responsabilidade no âmbito de trabalho e a causa principal do distúrbio é o excesso de trabalho. Trata-se de um problema que pode afetar o rendimento dos colaboradores, ou em casos mais graves, pode instigar baixas no quadro de funcionários, comprometendo, como resultado, o alcance das metas e o desempenho no geral.

Essa doença é um resultado do estresse crônico no trabalho, podendo ser formado por três dimensões como: despersonalização, exaustão emocional e realização profissional. Os resultados do burnout em uma empresa tende a aumentar significativamente antes que alguém note e tente resolver. É importante ressaltar que a doença tem o potencial de abalar todos os aspectos em um empreendimento, da operação do negócio à comunicação com clientes e colegas.


Sobrecarga (Video: Reprodução/ Joyce Mayer/ YouTube)


Como entender alguns sintomas de forma simples: acúmulo de trabalho e de responsabilidades; necessidade de aprovação constante; omissão das necessidades pessoais e sociais; revisão dos valores pessoais; mudanças claras de comportamento; despersonalização; fuga dos problemas; afastamento social; sintomas de depressão; sentimento de vazio interior; negação; impaciência e irritabilidade.

Existem algumas dicas simples que pode ajudar como: definindo pequenos objetivos, tanto na vida profissional como na pessoal; mantenha uma rotina saudável de sono, dormindo pelo menos 8 horas por noite; participe de atividades de lazer com amigos e familiares; evite o contato com pessoas tóxicas; faça atividades físicas regulares; faça atividades fora da rotina diária, como passear, comer em restaurante ou ir ao cinema; evite o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro ou outras drogas.

Tente descansar; não se automedique nem tome remédios sem prescrição médica; converse com alguém de confiança sobre seus sentimentos e evite ficar em redes sociais, no telefone o tempo todo. A tecnologia nos traz muitos benefícios, contudo não podemos ignorar os malefícios, passar muito tempo na internet é desgastante, o que contribui severamente para o estresse e as doenças que isso envolve são inúmeras.

 

 

Foto destaque: Esgotado. Reprodução/ Gustavo Fring/ Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo